O Produto Interno Bruto (PIB) da Holanda registrou uma contração de 0,3% durante o segundo trimestre em comparação com o trimestre anterior, de acordo com informações oficiais divulgadas no dia de hoje (16). No período inicial do ano, a queda já havia sido de 0,4% em relação aos últimos três meses de 2022. Com dois trimestres consecutivos de declínio, o país se encontra em uma fase de recessão técnica. No último trimestre de 2022, o PIB dos Países Baixos havia apresentado um crescimento de 0,9% em relação ao período anterior.
Conforme observado pelo banco ING, a fragilidade evidenciada ao longo de 2023 é atribuída à diminuição das exportações, a deterioração nos gastos das famílias e também ao contexto de aumento nas importações.
Especificamente em relação às exportações nacionais, o segundo trimestre manteve-se tão fraco quanto os três primeiros meses do ano, como indicado pela instituição bancária. No que diz respeito a perspectivas futuras, o ING prevê um cenário de estabilidade para o PIB, com os dados trimestrais permanecendo próximos a zero. Contudo, a instituição ainda mantém uma projeção de crescimento modesto para a economia holandesa, estimando um incremento de “alguns décimos” ao longo deste ano.