Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Peso argentino em queda livre até 2024

(Foto: Divulgação)

Peso argentino enfrenta desafios contínuos, mantendo-se como a moeda mais volátil em 2023, de acordo com análise do time de estrategistas do Bank of America. A taxa de câmbio oficial está projetada para alcançar 545 por dólar até o encerramento deste ano, com previsão de queda para 1.193 até o término de 2024.

Os especialistas bancários indicam que a pressão sobre o peso deve persistir com a expectativa de que o vencedor das eleições presidenciais em breve adote medidas para impulsionar sua desvalorização, já a partir do próximo mês. Após sofrer uma derrota significativa nas eleições primárias no último domingo (11), o governo atual efetuou uma desvalorização de 18%, situando o câmbio em 350.

A performance inesperadamente forte do candidato Javier Milei, que defende a dolarização da economia e a eliminação do banco central, resultou em quedas nos ativos argentinos.

Com a desvalorização em curso, cidadãos argentinos que não têm acesso ao mercado oficial de câmbio têm buscado adquirir dólares no mercado paralelo, resultando em um aumento da taxa de câmbio informal para acima de 700, de acordo com informações do portal “dolarhoy”.

A equipe de analistas do Bank of America considera que a recente desvalorização é “globalmente positiva”, uma vez que a moeda estava superavaliada. Eles também destacam que a atual administração governamental está assumindo parte do peso de um necessário ajuste macroeconômico, o que pode favorecer o progresso do acordo com o FMI. Este acordo aguarda aprovação do Conselho Executivo e se refere a um empréstimo de US$ 7,5 bilhões.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas