Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Japão revoga suspensão de importação de frango brasileiro

Foto de Pixabay/Pexels

O Japão reabre as portas novamente para a compra de ovos e carne de frango provenientes de Santa Catarina nesta sexta (18), após suspensão temporária devido a um foco de gripe aviária.

O Ministério da Agricultura, em conjunto com o governo de Santa Catarina, anunciou que o Japão revogou a suspensão que impedia a compra de ovos, carne de frango e seus derivados provenientes do Estado do Sul do Brasil. A medida, que entra em vigor a partir desta sexta-feira, 18 de agosto, foi implementada em 17 de julho devido a um caso de gripe aviária identificado no município de Maracajá.

Embora o Brasil continue a ser reconhecido como um país livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em suas granjas comerciais, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), existe um protocolo específico acordado com o Japão que requer uma suspensão temporária. Esse protocolo exige um período de espera de 28 dias, durante o qual as autoridades japonesas conduzem análises rigorosas antes de reabrir o mercado para os produtos catarinenses. O comunicado oficial do ministério ressalta: “É fundamental seguir essa protocolo para garantir a segurança das importações.”

Vale destacar que a gripe aviária não é transmitida por meio do consumo de carne de aves ou ovos, reforçando a segurança desses produtos para o consumo humano.

O Brasil detém uma posição de liderança nas exportações globais de carne de frango, abrangendo cerca de 35% do mercado mundial. A região de Santa Catarina se destaca como o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do país. No último ano, foram exportados aproximadamente US$ 310,8 milhões em produtos avícolas para o país asiático, conforme relatório do Ministério da Agricultura.

Essa retomada das importações por parte do Japão traz alívio para a economia catarinense e reafirma a qualidade e segurança dos produtos avícolas provenientes do Estado. O mercado aguarda ansiosamente o restabelecimento completo das atividades comerciais para impulsionar ainda mais o setor de exportação de carne de frango no Brasil.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas