Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Taxa de juros do cartão de crédito rotativo sobe para 445,7% em julho

Dados do Banco Central mostram aumento da taxa de juros rotativo do cartão e possíveis mudanças legislativas para limitar essas taxas.
Desenrola
(Foto: Pexels)

Taxa de juros do cartão de crédito rotativo tem aumento: O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira (28/08), um salto na taxa de juros do cartão de crédito rotativo, que foi de 437% ao ano em junho para 445,7% em julho, uma alta de 8,7 pontos percentuais. Contrariamente, a taxa total do cartão de crédito apresentou uma redução, diminuindo 1,5 ponto e atingindo 102,7% no mesmo período.

Para colocar em perspectiva, no que diz respeito ao cheque especial, foi registrada uma taxa de 132,5% em julho, uma queda de 2 pontos em comparação aos 134,5% de junho.

Em meio a essas variações, a Câmara pode deliberar ainda esta semana sobre um projeto que visa estabelecer um limite nas taxas de juros para cartões de crédito. Essa iniciativa busca implantar um teto na taxa do crédito rotativo, semelhante ao que foi determinado para o cheque especial anos atrás. Adicionalmente, a proposta também foca em um programa de renegociação voltado para famílias endividadas.

O deputado Alencar Santana (PT-SP), relator do projeto, propôs, em seu relatório, uma limitação para até 100% nos juros de dívidas em atraso provenientes do cartão de crédito. A iniciativa é uma resposta à crescente taxa de juros do cartão de crédito no país e faz parte das discussões em torno do Projeto de Lei 2685/22, proposto pelo deputado Elmar Nascimento (União-BA).

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas