A American Airlines recebeu uma multa de US$ 4,1 milhões, equivalente a cerca de R$ 20,1 milhões, imposta pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT). A penalização é resultado de atrasos significativos no desembarque de passageiros em voos domésticos da companhia, ocorridos entre 2018 e 2021.
A investigação do DoT revelou que em um período de três anos, a American Airlines manteve 43 voos domésticos em solo por mais tempo do que o necessário. Essa prática, que impediu que os passageiros deixassem as aeronaves dentro do tempo razoável, ocorreu em diversas localidades, mas a maioria dos casos se concentrou no aeroporto de Dallas-Fort Worth (DFW), um dos principais centros de operação da American Airlines, também conhecido como hub.
Uma parte significativa do montante da multa será destinada a compensar os passageiros que enfrentaram os atrasos nos desembarques. O DoT enfatizou a importância de garantir que os passageiros recebam a devida assistência e compensação quando enfrentam inconveniências resultantes de ações das companhias aéreas.
A American Airlines é uma das principais operadoras de voos entre os Estados Unidos e o Brasil, oferecendo 35 voos semanais entre três cidades norte-americanas e destinos brasileiros. Embora a multa esteja relacionada a voos domésticos nos EUA, o incidente ressalta a importância da pontualidade e do serviço de qualidade em todas as operações da companhia aérea.
Compra
A American Airlines anunciou estar em negociações para adquirir 100 aviões de fuselagem estreita junto às fabricantes Airbus e Boeing. Segundo informações da agência Bloomberg, a companhia aérea está considerando a compra de aeronaves A321neo e 737 MAX, com o pedido podendo ultrapassar a marca de 200 unidades, incluindo direitos e opções de compra.