Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Xi Jinping faltará a encontro do G20, na Índia

(Foto: Assessoria/Governo da China - Agência Xin Hua)

A China anunciou nesta segunda-feira(04) que o Presidente Xi Jinping não participará da próxima reunião do G20. Portanto, é a primeira vez que o líder máximo do país se ausenta neste evento. Em seu lugar, o Primeiro-Ministro Li Qiang representará o país na cúpula, que acontecerá neste fim de semana.

A ausência de Xi na Cúpula do G20 ocorre em um momento de crescentes tensões entre a China e a Índia, o país anfitrião do evento. As tensões estão relacionadas a disputas territoriais na fronteira e ao fortalecimento das relações entre a Índia e os Estados Unidos.

As preocupações sobre a participação de Xi na reunião foram levantadas pela primeira vez na semana passada. Recentemente, a Reuters citou dois diplomatas indianos, não identificados, afirmando que o líder chinês não compareceria.

Publicidade

Em uma conferência de imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China anunciou que Li Qiang participará da Cúpula do G20, mas não mencionou o Presidente Xi. Quando questionado sobre o motivo da ausência de Xi, o porta-voz do ministério, Mao Ning, se esquivou.

Durante a pandemia de Covid-19, Xi Jinping participou das reuniões do G20 em 2020 e 2021 por videoconferência. A ausência de Xi na cúpula deste ano levanta questões sobre a dinâmica geopolítica em evolução na região. Nos últimos anos, as relações entre China e Índia vem enfrentando algumas tensões por conta do alinhamento geopolítico.

Por outro lado, o Presidente russo, Vladimir Putin, também não estará presente na Cúpula do G20. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia representará o país. Putin enfrenta um mandado de prisão internacional em aberto devido a guerra na Ucrânia.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado