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Agricultura familiar ainda tem pouca participação internacional

Durante o lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, enfatizou a importância de uma participação mais robusta da agricultura familiar no comércio internacional.

Ele ressaltou que apesar de representar 75% da produção brasileira, essa parcela ainda possui uma presença tímida no mercado externo, contrastando com países como Itália, França e Alemanha, onde a agricultura familiar tem uma participação expressiva nas exportações.

A Política Nacional de Cultura Exportadora, instituída pelo Decreto Nº 11.593 em julho de 2023, tem como objetivo promover a cultura de exportação e aumentar o número de exportadores brasileiros, com foco especial nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

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Para Teixeira, ampliar a contribuição da agricultura familiar na balança comercial do Brasil implica na expansão da assistência técnica e na integração dos pequenos produtores com as cooperativas. Ele destacou que um programa robusto de assistência está sendo desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Além disso, o fortalecimento das cooperativas é visto como um passo crucial nesse processo, sendo fundamental o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para impulsionar as exportações.

O ministro também vislumbra oportunidades para produtos da sociobiodiversidade da Amazônia no mercado europeu. Ele mencionou itens como açaí, chocolate e cupuaçu, assim como produtos farmacêuticos e cosméticos. Paulo Teixeira ressaltou que há um espaço significativo para a expansão desses produtos sustentáveis e que é possível estreitar os laços entre a Amazônia e os esforços de comércio internacional.

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