Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Na Gastronomia, transição de carreira exige dedicação e constante aprendizado

Foto: Jr. Panela

Frente à crescente valorização da alimentação saudável e à popularização da culinária na mídia, o mercado de trabalho tem testemunhado uma tendência crescente de transição de carreira em direção à Gastronomia. A área oferece oportunidades para aqueles que desejam seguir sua paixão pela comida, seja trabalhando em restaurantes, food trucks, serviços de catering ou explorando o mundo da culinária online. 

No entanto, é essencial reconhecer que essa transição exige dedicação, aprendizado constante e aquisição de habilidades específicas para prosperar neste campo. Para a consultora de produtos educacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Ceará na área de Gastronomia, Vanessa Santos, a falta de experiência profissional é desafio para os jovens que desejam se inserir no mercado de trabalho. “Para contornar essa dificuldade, é fundamental se qualificar constantemente, para manter o conhecimento técnico atualizado às práticas do mercado, tornando seu currículo mais assertivo e competitivo nos processos seletivos”, indica.

Seguindo essa tendência, as unidades Senac Centro e Aldeota estão com inscrições abertas nos cursos de qualificação em diversas áreas do setor do comércio de bens, serviços e turismo, como Moda, Beleza e Gestão. No segmento de Gastronomia, ainda há vagas em turmas de Cozinheiro e Confeiteiro, que começam de outubro a dezembro de 2023.

Publicidade

Pizza, pães e salgados
Atuando profissionalmente em outras áreas, como desenvolvimento de projetos e produção audiovisual, a microempreendedora do segmento da Gastronomia, Ana Claudia Cavalcante, escolheu o Senac para se qualificar e fazer a sua transição de carreira. Primeiro, fez o curso de Pizzaiolo no Senac Centro, em dezembro de 2022, e decidiu aprofundar seus conhecimentos e aprimorar as técnicas em panificação e salgaderia.

“Me interessei em fazer mais essa formação, porque acreditei e realmente se configurou em realidade, no desenvolvimento da minha técnica nessa área. Como pesquisadora da cultura alimentar, acredito que você aprende todo dia”, explicou a aluna. Concluindo agora o curso de Salgadeiro, Claudia tem como objetivo diversificar o menu do seu empreendimento, Gosto da Terra, valorizando insumos regionais. Além disso, quer ampliar sua atuação no mercado trabalhando para instituições e empresas, “porque é importante ter essa vivência”.

Quando o hobby vira profissão
Já para Gabriela Barreto, o que era apenas um hobby se tornou a escolha de uma carreira, que já começa vitoriosa. Ao realizar o curso de qualificação para Confeiteiro no Senac Aldeota, ela foi selecionada para representar o Ceará na ocupação Cozinha nas Competições Senac de Educação Profissional (CSEP), em 2023. Além disso, Gabriela se tornou influencer na área e já atua profissionalmente. 

Marília Bayma, que competiu em 2021, por sua vez, ganhou bolsa para realizar a graduação em Gastronomia e agora, dois anos depois, foi contratada pela instituição como instrutora.

Mais informações e inscrições: (85) 3270.5400/ https://cursos.ce.senac.br/

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado