Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Brasil no G20: mudanças climáticas, desigualdade e instituições internacionais.

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, em uma cúpula realizada na capital indiana. Com o poder de pautar discussões globais, Lula destacou a importância da cooperação internacional e definiu as três prioridades da agenda brasileira no G20: combate à desigualdade e à fome, combate à mudança climática e reforma das instituições de governança internacional.

O professor de Relações Internacionais da FGV, Oliver Stuenkel, enfatizou a oportunidade que a presidência do G20 oferece ao Brasil para definir pautas e questões de relevância global. Stuenkel destacou que os países anfitriões geralmente enfatizam tópicos nos quais desejam se destacar internacionalmente. Neste caso, a Índia direcionou o foco para a digitalização, buscando afirmar-se como uma superpotência tecnológica.

Em seu discurso de encerramento da cúpula, Lula ressaltou a gravidade das mudanças climáticas, alertando para uma “emergência climática sem precedentes”. Além disso, anunciou o desejo de ver mais países se juntando ao Conselho de Segurança da ONU e uma maior representatividade das nações em desenvolvimento no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Entretanto, a declaração final da cúpula de Nova Délhi abordou a questão das mudanças climáticas de forma básica, visando agradar tanto aos países que defendem a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis quanto aos grandes produtores de petróleo e carvão, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Rússia.

Lula, ao assumir a presidência do G20, deixou claro seu desejo de evitar que “questões geopolíticas sequestrem a agenda” do bloco, sinalizando sua oposição à discussão do conflito na Ucrânia. Ele enfatizou a importância da cooperação global em detrimento de conflitos e anunciou que a próxima cúpula do G20 será realizada em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Esta declaração ocorre um dia depois de o G20 emitir uma declaração final que evitou condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia, refletindo a falta de consenso no bloco sobre o assunto. Enquanto os Estados Unidos e alguns países europeus buscavam a condenação de Moscou, não houve consenso, inclusive sobre a presença da Rússia na cúpula.

O presidente russo, Vladimir Putin, não compareceu à reunião em Nova Délhi, sendo representado por seu ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov. A declaração do G20 denunciou o uso da força para ganhos territoriais, mas não fez críticas diretas à Rússia pela invasão ocorrida em fevereiro de 2022.

Em entrevista à televisão indiana Firstpost, Lula reiterou sua posição de que a guerra na Ucrânia não deveria fazer parte da agenda do G20, destacando que o foco deve ser questões sociais e econômicas. Ele também afirmou que Vladimir Putin será convidado para a cúpula do G20 no Brasil e que não será preso, apesar do mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em março por crimes de guerra.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado