Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

IPVA para carros elétricos pode ter isenção em São Paulo

A isenção do IPVA para carros elétricos em São Paulo pode melhorar a mobilidade sustentável. Com mais pessoas querendo veículos elétricos, o estado se junta a outros que dão incentivos fiscais, apoiando tecnologias limpas e benefícios para os donos.
Carro elétrico da BYD em movimento, representando a inovação e sustentabilidade no transporte veicular.
A proposta busca reestruturar a cobrança do IPVA para carros elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio. (Foto: Divulgação)

Com a crescente demanda por veículos eletrificados, o IPVA para carros elétricos surge como um tema central na pauta fiscal brasileira. Atualmente, o Ceará aplica uma alíquota reduzida de 0,5%, e São Paulo pode se tornar o próximo estado a incentivar a adoção de veículos sustentáveis, graças a uma nova proposta legislativa.

Proposta de isenção do IPVA para carros elétricos em São Paulo

A proposta de lei, que aguarda sanção do governador Tarcísio de Freitas, busca reestruturar a cobrança do IPVA para carros elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio. Caso aprovada, São Paulo se juntará aos estados que oferecem benefícios fiscais para incentivar a eletrificação dos transportes. A medida representa um avanço no estímulo à sustentabilidade e ao uso de tecnologias mais limpas.

Atualmente, nove estados e o Distrito Federal já oferecem incentivos fiscais para veículos eletrificados. As regras variam entre isenções e descontos, evidenciando a relevância de São Paulo se alinhar a essas políticas. A proposta prevê que a parcela do IPVA destinada ao estado seja convertida em crédito para o contribuinte, enquanto o valor referente aos municípios poderia ser abatido do IPTU.

Impacto financeiro e sustentável da proposta

O cálculo do IPVA é baseado na tabela Fipe, com 20% da arrecadação destinada ao Fundeb e o restante dividido igualmente entre estado e municípios. A proposta de São Paulo sugere que o valor destinado ao Fundeb seja descontado do cálculo para fins de crédito, promovendo benefícios diretos ao proprietário de veículos elétricos. Essa medida pode trazer vantagens para quem está considerando a compra de um carro sustentável.

Especialistas, como Thiago Sugahara, diretor da ABVE, destacam que o impacto fiscal seria baixo devido à pequena frota elétrica. Até o final de 2022, foram vendidos 175,5 mil veículos eletrificados no Brasil, sendo que cerca de 40% desse total foi registrado em São Paulo.

O futuro dos veículos elétricos no Brasil

Com a possível isenção do IPVA para carros elétricos, São Paulo tem o potencial de impulsionar ainda mais a transição para um transporte sustentável. O que você acha dessa mudança? Se você planeja adquirir um veículo elétrico, essa pode ser uma oportunidade ideal para reduzir custos e contribuir com o meio ambiente.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas