Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Fundos de debêntures limitam novas captações; entenda

Gestoras fecham fundos após alta procura e spreads baixos

Fundos de debêntures limitam novas captações; entenda
(Foto: PiggyBank/Unsplash).

Recentemente, o mercado de debêntures incentivadas viu um aumento na captação. Esse fenômeno ocorreu principalmente em gestoras ligadas a bancos. A demanda cresceu tanto que algumas já não aceitam novos investimentos. A proximidade com canais de emissão de outros títulos, como LCAs e LCIs, facilitou ações rápidas por parte dessas gestoras.

Guilherme D’Aurea, gestor dos fundos de crédito privado do Santander, ampliou a capacidade dos fundos de debêntures devido ao aumento dos fluxos de investimentos. A mudança nas regras de resgate para LCAs e LCIs pelo CMN em fevereiro afetou as emissões desses títulos. Assim, houve um incremento na busca por alternativas, como debêntures incentivadas.

 

Publicidade

Decisões estratégicas das gestoras

Michelle Lauande, gestora da Santander Asset, explicou que o fechamento dos fundos para novos aportes visa uma melhor gestão dos ativos. A Itaú Asset também pausou novas aplicações para seu fundo Itaú Debêntures Incentivadas CDI, em uma decisão estratégica para proteger os valores para os cotistas atuais.

 

O desafio dos spreads mais baixos

Os spreads mais baixos nas ofertas primárias são outra preocupação. Ulisses Nehmi, CEO da Sparta, mencionou a expectativa exagerada de demanda que influenciou a precificação das ofertas. “Há muita oferta, mas os spreads estão menores do que esperávamos”, disse Nehmi, sinalizando uma postura mais cautelosa na gestão dos fundos.

Perspectivas otimistas

No entanto, ainda há otimismo. Victor Tofolo, chefe de gestão de crédito high grade na Bradesco Asset, destacou a competitividade dos fundos, ressaltando que o volume de ofertas de debêntures incentivadas alcançou R$ 32,5 bilhões até abril. “Os produtos mostraram-se bem competitivos”, complementou Tofolo, enfatizando a resiliência do mercado.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado