Publicidade

S&P 500 fecha em queda e Dow Jones tem seu pior desempenho desde maio

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

O índice S&P 500 fechou em seu nível mais baixo desde 1º de junho nesta terça-feira (3). Nesse sentido, os dados econômicos reforçaram a visão de que o Federal Reserve pode precisar manter as taxas de juros altas.

O Dow Jones virou negativo no ano pela primeira vez desde junho e encerrou no seu menor nível desde 31 de maio. O Nasdaq também fechou no seu menor patamar desde 31 de maio.

Os dados mostraram que as vagas de emprego nos EUA aumentaram inesperadamente em agosto. Logo, indicou preocupações sobre um mercado de trabalho apertado antes do relatório mensal de empregos dos EUA na sexta-feira.

Os investidores continuam a observar de perto os rendimentos dos títulos do Tesouro, que atingiram máximas de 16 anos. “O cenário que a maioria dos investidores estava assumindo é que o Fed precisaria, em última análise, cortar as taxas de curto prazo, e voltaríamos a um ambiente de taxas de juros favoráveis”, disse Rick Meckler, sócio da Cherry Lane Investments, um escritório de investimentos familiar em New Vernon, New Jersey.

Queda generalizada

Todos os setores do S&P 500, com exceção dos serviços públicos, registraram queda no dia, liderados por perdas no setor de consumo discrecional e tecnologia. Empresas de crescimento tendem a ser as mais afetadas pelo aumento dos rendimentos.

O índice Dow Jones Industrial Average caiu 430,97 pontos, ou 1,29%, para 33.002,38. Enquanto isso, o S&P 500 perdeu 58,94 pontos, ou 1,37%, para 4.229,45. E o Nasdaq Composite recuou 248,31 pontos, ou 1,87%, para 13.059,47.

O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse que não há urgência para o banco central elevar sua taxa de juros novamente. Porém, alerta que provavelmente será “um longo tempo” antes que cortes de taxa sejam apropriados. A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, disse que está aberta a aumentar as taxas novamente, potencialmente na próxima reunião do banco.

Gigantes da tecnologia em queda

As ações da Amazon.com e da Microsoft caíram após a Reuters informar que decisões do regulador de mídia britânico Ofcom. Nesse sentido, ocorrerá uma pressão por uma investigação antitruste sobre a dominância das empresas no mercado de computação em nuvem do Reino Unido.

Os investidores estão se preparando para as empresas dos EUA começarem a divulgar resultados do último trimestre nas próximas semanas, com a esperança de que os resultados possam trazer notícias positivas para o mercado.

Enquanto o Dow Jones está 0,4% abaixo do ano, o Nasdaq continua cerca de 25% desde 31 de dezembro após um rali impulsionado pelo entusiasmo com a inteligência artificial. O volume nas bolsas dos EUA foi de 11,16 bilhões de ações, em comparação com a média de 10,57 bilhões para a sessão completa nos últimos 20 dias de negociação.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado