As bolsas de Nova Iorque fecharam em alta nesta terça-feira (10), com os investidores reagindo positivamente às declarações dos dirigentes do Federal Reserve (Fed). Nesse sentido, houve indicação de uma postura menos rígida em relação ao aperto monetário. O índice Dow Jones subiu 0,40%, atingindo 33.739,30 pontos. Além disso, o S&P 500 avançou 0,52%, fechando a 4.358,24 pontos. Por fim, o Nasdaq ganhou 0,58%, atingindo 13.562,84 pontos.
O setor financeiro se destacou nesse cenário, com empresas como Goldman Sachs, Citigroup e Bank of America registrando altas significativas. As declarações do presidente da distrital do Fed em Atlanta, Raphael Bostic, indicou uma política monetária já restritiva o suficiente. Juntamente com os comentários do vice-presidente do Fed, Philip Jefferson, trouxe alívio aos retornos dos títulos públicos e reduziram os temores sobre o conflito no Oriente Médio entre o grupo palestino Hamas e Israel.
Embora o risco geopolítico seja um fator temporário nos mercados, os impactos de segunda ordem decorrentes dos eventos no Oriente Médio podem persistir e influenciar os mercados nos próximos meses e anos. A postura menos restritiva do Fed em relação ao aperto monetário trouxe otimismo aos investidores, que agora acompanham de perto as futuras decisões da instituição em um cenário de crescente incerteza global.