A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,7% no terceiro trimestre de 2023, uma queda notável comparada ao 8% do trimestre anterior e 8,7% do mesmo período no ano anterior. Estes dados, provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (31) no Rio de Janeiro.
Este índice representa o menor nível de desemprego desde o último trimestre de 2014, quando atingiu 6,6%. No último trimestre, a população desempregada foi estimada em 8,3 milhões, apresentando uma redução de 3,8% em relação ao trimestre anterior e de 12,1% quando comparada ao terceiro trimestre de 2022.
Por outro lado, o número de pessoas ocupadas atingiu 99,8 milhões, mostrando um crescimento de 0,9% em comparação com o trimestre anterior e um aumento de 0,6% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Este número também representa o maior contingente de ocupados desde que a série histórica começou em 2012.
O nível de ocupação, referente ao percentual de pessoas ocupadas entre aquelas em idade de trabalhar, foi estimado em 57,1%. Isso indica um crescimento em relação ao segundo trimestre deste ano (56,6%) e uma estabilidade quando comparado ao terceiro trimestre de 2022.
Adriana Beringuy, pesquisadora do IBGE, mencionou que há mais pessoas ocupadas e menos pressão no mercado de trabalho, o que contribui para a redução significativa da taxa de desemprego.