Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Ataque hacker enfraquece diplomacia entre China e Rússia

Ataque do grupo LockBit ao ICBC abala mercado de Tesouros dos EUA. Hackers russos deixam rastro global; geopolítica e segurança cibernética em foco.
Foto: Pixabay/Pexels

Um recente ataque virtual ao Banco Comercial e Industrial da China (ICBC) gerou especulações sobre sua conexão com o fraco desempenho de um leilão de títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Identificado como responsável, o grupo de hackers LockBit é predominantemente composto por russos e possui um histórico extenso de ataques globais. Desde o bloqueio do Royal Mail do Reino Unido até a interrupção do maior porto do Japão. O LockBit acumula uma série de ações disruptivas, sendo agora apontado como autor do ataque ao ICBC.

Além da preocupação com segurança cibernética, o episódio revela um possível aspecto geopolítico. Dessa forma, desafiando o entendimento tradicional sobre a relação entre Rússia e China na proteção contra hackers. O LockBit, conhecido por sua alegada neutralidade política, admitiu o envolvimento no ataque ao ICBC. Nesse sentido, destacou a autonomia de seus mais de 100 membros independentes pelo mundo. Especialistas alertam para as implicações desse ataque em larga escala, prevendo um aumento urgente nas defesas de grandes bancos globalmente.

O ICBC confirmou o ataque de ransomware, que resultou na incapacidade de liquidar ordens de compra e venda de títulos do Tesouro dos EUA. Embora a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, tenha minimizado o impacto, agentes de mercado indicam que o incidente afetou a liquidez, gerando preocupações sobre a segurança e estabilidade do mercado financeiro diante de ameaças cibernéticas.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado