Overture: novo avião supersônico promete velocidade dupla

Overture Boom Supersonic - Foto: Divulgação

A Boom Supersonic está se preparando para um novo marco no campo da aviação: o teste do XB-1, um modelo precursor do aguardado avião supersônico Overture. Previsto para este ano, o teste visa validar a capacidade do avião de ultrapassar a velocidade do som. O XB-1, um modelo mais compacto destinado apenas ao piloto, já foi certificado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

XB-1 – modelo de demonstração da fabricante Boom Supersonic — Foto: Divulgação

Embora a data exata para o voo do XB-1 ainda não tenha sido anunciada, espera-se que a decolagem ocorra no Porto Espacial e Aéreo de Mojave, na Califórnia. Este teste é um passo crucial para o avanço da Boom Supersonic na produção do Overture, com a fabricação programada para começar em 2025 e o primeiro voo experimental planejado para 2027.

O Overture, que visa suceder o icônico Concorde, que voou durante 27 anos até sair de operação em 2003, promete revolucionar as viagens aéreas, oferecendo o dobro da velocidade das aeronaves convencionais, atingindo até 1.800 km/h sobre o mar. Isso significa que um voo de Miami a Londres, atualmente com duração de cerca de 10 horas, poderia ser reduzido para aproximadamente 5 horas. Além disso, a Boom Supersonic assegura que o voo no Overture será mais suave, devido à altitude elevada que reduzirá a exposição às áreas de turbulência.

Quando sobrevoando áreas continentais, a fabricante afirma que a aeronave exibirá um desempenho 20% mais eficiente.

Este desenvolvimento não só promete mudar o panorama das viagens aéreas para passageiros comuns, mas também tem potencial para agilizar significativamente viagens de figuras políticas, militares e equipes médicas. Com mais de 600 rotas já planejadas, o Overture tem o potencial de marcar uma nova era na aviação, trazendo uma combinação de velocidade e conforto sem precedentes.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado