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Por que PMEs optam por fintechs de nicho? – Por Marilyn Hahn


Os empreendedores de PMEs enfrentam muitos obstáculos na sua jornada, entre eles, o difícil equilíbrio entre a receita e as contas, além da digitalização com o objetivo de otimizar processos. Para solucionar esses problemas, empresas de pequeno porte estão inovando e recorrendo aos serviços de fintechs, que utilizam soluções de Banking as a Service (BaaS) em vez de bancos tradicionais.

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) desempenham um papel vital na economia do Brasil. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o MDIC, das 21 milhões de companhias ativas no país, quase 99% pertencem a essa modalidade. Segundo o Sebrae, elas representam 60% dos empregos brasileiros e 30% do PIB.

Quanto mais organizado for um negócio, maiores serão as chances de crescer e conquistar o mercado. E nesse sentido, a transformação digital será sempre uma alavanca. Falando sobre finanças e dos recursos oferecidos pelas fintechs por meio do BaaS, as PMEs podem ganhar tempo e eficiência. Essas soluções são uma opção de plataforma financeira flexível e personalizável, onde empresas podem acessar serviços sob medida.

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As PMEs estão fazendo uma escolha inteligente ao adotar soluções financeiras não tradicionais como uma maneira de gerenciar suas finanças de forma mais eficaz, impulsionar o crescimento e permanecer competitivas no mercado. Além do acesso a crédito facilitado, pequenas empresas buscam essas soluções por quererem opções simplificadas de financiamento. Outro ponto crucial é a redução de custos com a equipe financeira interna e infraestrutura.

Para finalizar, ao utilizarem fintechs e soluções de Banking as a Service em seu dia a dia, os gestores de pequenos negócios podem aproveitar o melhor das inovações tecnológicas. Os serviços visam facilitar os processos da empresa, como pagamentos móveis, análise de dados financeiros avançados e automação de ações bancárias, e permitem a construção de soluções modulares, atendendo às necessidades de cada negócio.

*Opinião – Artigo Por Marilyn Hahn, CRO e cofundadora do Bankly. Especialista em finanças e economia com bacharelado em economia na Universidade Federal de Santa Catarina (2010); intercâmbio bilateral em Ciências Econômicas e Empresariais na University of A Coruna (2010); MBA e gestão de comércio exterior e negócios internacionais pela Fundação Getulio Vargas (2012); MBA executiva de economia da ExxonMobil Business Academy (2014); Mestre em Administração de Negócios pela Coppead UFRJ (2016) e Business Dynamics da MIT Sloan School of Management.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.

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