Crise argentina afeta exportação de carros brasileiros

Vendas de Veículos 2023
Foto: William Daigneault/Unsplash

A indústria automotiva do Brasil tem enfrentado dificuldades devido à crise econômica na Argentina. Essa situação resultou em uma queda notável nas exportações de veículos para o país vizinho. A Argentina, tradicionalmente o maior mercado para os carros brasileiros, viu uma redução significativa na importação desses veículos, com uma diminuição de 49% para 27% nos últimos quatro anos.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou que houve uma redução de cerca de 95 mil unidades na exportação para a Argentina este ano. Além disso, houve uma queda de 16% nas exportações entre janeiro e novembro, e um declínio ainda mais acentuado de 44,6% em comparação anual.

Em contrapartida, as vendas domésticas no Brasil mostraram uma tendência mais positiva, com um aumento de 4,2% em novembro e um crescimento acumulado de 9,1% ao longo do ano. Por outro lado, as importações de veículos, principalmente elétricos, também aumentaram, passando de 14,7% para 16,8% em um ano.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado