Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Venda moderada no Natal é a expectativa do presidente do Sindilojas Fortaleza

Cid Alves, presidente do Sindilojas Fortaleza, prevê vendas moderadas no Natal. Pesquisa Fecomércio revela hábitos de consumo na época festiva.
Empresário Cid Alves, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará (Foto: Portal IN/Divulgação).

O empresário Cid Alves, presidente do Sindilojas Fortaleza, 1º vice-presidente da Fecomércio Ceará e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-CE, declarou que a expectativa dos comerciantes para o Natal é moderada. “Um dos fatores que fez com que o dinheiro “sumisse” da praça foi o programa Desenrola. O dinheiro que as pessoas tinham pra fazer aquisição de mercadorias foi usado para quitar as dívidas”, comentou, em entrevista ao Economic News Brasil.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio) realizou uma pesquisa sobre as preferências de compra da população para o Natal, entrevistando 900 pessoas em Fortaleza. De acordo com a pesquisa, 45,8% dos entrevistados planejam comprar presentes durante a temporada festiva. Destes, 29,4% têm a intenção de adquirir cinco ou mais presentes. As categorias mais populares incluem vestuário, brinquedos e cosméticos.

A celebração do Natal é uma tradição para 75% dos entrevistados. 91,7% escolhem comemorar a data em casa ou na casa de parentes e amigos. Quando se trata de orçamento, 22,8% estão dispostos a gastar mais de 500 reais nas compras natalinas, revelam os dados da pesquisa realizada em março.

Na hora de pagar, o cartão de crédito é a opção preferida para 52,7% dos consumidores, seguido por dinheiro (31,4%) e pix (24%). Quanto ao local de compras, as lojas de shopping lideram com 39,4%, seguidas por centros comerciais (28,6%) e lojas de rua (25,4%).

No cenário online, os itens mais adquiridos são roupas, smartphones e eletrodomésticos. Já os motivadores para a escolha das lojas físicas incluem promoções, preços e qualidade dos produtos.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas