Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Verão no Brasil: desafios na agricultura

verão no brasil desafios na agricultura
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O verão iniciou às 0h27 desta sexta-feira (22), abrangendo todo o Hemisfério Sul. Após um ano com ondas de calor incomuns, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), prevê temperaturas acima da média histórica.

As características típicas do verão e seus impactos na agricultura, como dias mais longos, chuvas intensas e ventos moderados a fortes, são aguardadas. Contudo, o fenômeno El Niño pode intensificar essas mudanças. No Brasil, os efeitos do El Niño podem persistir ao longo de toda a estação, até 20 de março de 2024.

O destaque recai sobre os impactos do El Niño na safra de verão 2023/24. Nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a escassez de chuvas em outubro e novembro prejudicou os níveis de água no solo, afetando o início dos cultivos. A perspectiva é de que o déficit hídrico persista nos próximos meses, aumentando a evapotranspiração devido às altas temperaturas.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O centro do Brasil experimentou aumento nos níveis de água no solo, principalmente com as chuvas que retornaram em dezembro. Exceto no norte de Minas Gerais, a situação favoreceu a retomada do plantio de primeira safra. Já no Mato Grosso, as chuvas irregulares estão prejudicando a safra de soja, que pode ter a sua maior quebra.

Na Região Sul, embora os volumes de chuva se mantenham elevados, algumas áreas podem ter excedente hídrico reduzido. Com a diminuição da chuva em comparação aos meses anteriores, espera-se retomar o plantio de culturas de primeira safra em regiões com atrasos.

As projeções climáticas indicam um verão desafiador, tanto em termos de temperaturas quanto na agricultura, com os efeitos do El Niño moldando o cenário nos próximos meses.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado