O governo brasileiro confirmou a extensão do prazo para a exigência de vistos para turistas provenientes do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos. A nova data limite é 10 de janeiro, diferindo do prazo inicial de 1º de outubro de 2023.
Turistas desses três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro de 2024 poderão entrar sem a necessidade de apresentar um visto. Isto ocorre conforme declaração do Ministério do Turismo.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, declarou a pasta.
Atrasos no processo licitatório para escolha da empresa responsável pelos vistos eletrônicos e o acordo de isenção recíproca de visto com o Japão foram motivos para o adiamento.
O Brasil continua a enfatizar a importância da reciprocidade e igualdade em suas negociações de isenções de visto com Canadá, Austrália e EUA, visando facilitar o intercâmbio turístico e cultural.