Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Inteligência artificial ajuda a criar medicamentos contra malária

inteligência artificial
(Foto: Pexels/Jimmy Chan).

Com o auxílio da inteligência artificial, pesquisadores das Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo (USP) e Federal de Goiás (UFG) alcançaram um avanço significativo no combate à malária. Inicialmente, eles focaram em identificar medicamentos já aprovados ou em testes para uso humano. O principal objetivo dessa pesquisa era encontrar tratamentos eficazes contra o Plasmodium falciparum, um parasita responsável por formas graves de malária.

Publicado na ACS Omega, o estudo ressalta, sobretudo, a importância das ferramentas computacionais no processo. Tecnologias como a inteligência artificial são fundamentais para descobrir novos tratamentos, especialmente porque o parasita tem tendência a desenvolver resistência. Consequentemente, essa característica torna a pesquisa ainda mais crucial. Além disso, a malária representa um problema global de saúde pública, afetando principalmente regiões tropicais e subtropicais.

Diante desse cenário, a malária se apresenta como um desafio significativo em saúde pública, resultando em quase 250 milhões de casos anualmente. Na ausência de uma vacina eficiente, o tratamento atual combina vários medicamentos que agem em diferentes estágios do ciclo de vida do parasita. Nesse contexto, Carolina Horta Andrade, coordenadora do estudo, enfatizou a urgência de desenvolver novos fármacos. Ela destaca que essa necessidade é imperativa para avançar no controle e possível erradicação da doença.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Estratégia computacional para seleção de fármacos

Para atingir seus objetivos, os cientistas adotaram uma estratégia computacional focada na seleção de alvos e moléculas. Além disso, eles buscaram reposicionar fármacos, o que envolveu procurar novos usos para medicamentos já aprovados ou em desenvolvimento clínico.

Posteriormente, a análise detalhada do transcriptoma do parasita revelou 674 genes, dos quais 409 são essenciais para sua sobrevivência. Essa abordagem multifacetada permitiu uma compreensão mais profunda das possibilidades terapêuticas contra o parasita da malária.

Pesquisa e análise de compostos bioativos

Ao pesquisar esses genes no Therapeutic Target Database, os cientistas encontraram 300 compostos bioativos associados a 147 genes. Em seguida, utilizando a ferramenta “Chemical Checker”, eles conseguiram identificar 75 compostos conhecidos e 1.557 similares, totalizando 1.632 com potencial bioatividade. Dentre estes, selecionaram dois específicos, NVP_HSP990 e aglicona de silvestrol, para prosseguir com testes experimentais. Essa sequência de etapas foi crucial para refinar a busca por tratamentos eficazes.

Ao pesquisar esses genes no Therapeutic Target Database, os cientistas encontraram 300 compostos bioativos associados a 147 genes. Em seguida, utilizando a ferramenta “Chemical Checker”, eles conseguiram identificar 75 compostos conhecidos e 1.557 similares, totalizando 1.632 com potencial bioatividade. Dentre estes, selecionaram dois específicos, NVP_HSP990 e aglicona de silvestrol, para prosseguir com testes experimentais. Essa sequência de etapas foi crucial para refinar a busca por tratamentos eficazes da malária.

Testes in vitro e resultados promissores

Os compostos testados in vitro mostraram atividade inibitória contra o parasita. A aglicona de silvestrol, derivada da árvore tropical Aglaia foveolata, exibiu baixa citotoxicidade em células de mamíferos. Horta mencionou que esses compostos precisam de testes adicionais em modelos animais e humanos, mas os resultados são promissores.

Contribuições adicionais e futuras direções

Fabio Trindade Maranhão Costa, da Unicamp, enfatizou a relevância de compreender o modo de ação das moléculas e sua capacidade de resistência. Além disso, ele liderou um estudo utilizando simulações tridimensionais (3D) com inteligência artificial para identificar inibidores de proteínas-chave do parasita. Como resultado, a molécula de quinazolina (542) mostrou eficácia notável contra o parasita, destacando-se pelo seu alto índice de seletividade. Este achado abre novas perspectivas para o tratamento da malária, sinalizando um avanço potencial no combate a esta doença.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado