Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio: confira as 10 cidades mais ricas no Brasil

Grãos
Imagens: Pexels

Uma pesquisa detalhada realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) trouxe à tona as 100 cidades mais prósperas no setor do agronegócio no Brasil. Os municípios desempenham um papel importância na produção agrícola nacional, sendo responsáveis por uma parcela significativa da riqueza gerada pelo setor. A lista, baseada em dados de lavouras em 5.563 cidades, foi atualizada com informações da Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado do Mato Grosso com três cidades ocupando as primeiras posições do ranking. Sorriso, a “Capital do Agronegócio”, lidera devido à produção de soja, gerando mais de R$ 10 bilhões em valor de produção. Além disso, a região diversifica as culturas, incluindo milho, algodão, feijão e outras.

Em segundo lugar, encontramos Campo Novo do Parecis, uma cidade que surpreende pela variedade de culturas cultivadas. Após a colheita de soja, durante o período de seca, a cidade se transforma em um caleidoscópio agrícola, com plantações de grão-de-bico, painço, gergelim, chia, niger e feijão. Além disso, reconhece-se Campo Novo do Parecis como a maior produtora de milho-pipoca do Brasil.

Completando o top 5 das cidades, temos Sapezal, no Mato Grosso, Rio Verde, em Goiás, e São Desidério, na Bahia. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destaca que essas cidades se destacam devido a influência expressiva na produção nacional de algodão, milho e soja.

 

As 10 cidades mais ricas do agronegócio:

 

Posição Cidade Estado
1 Sorriso Mato Grosso
2 Campo Novo do Parecis Mato Grosso
3 Sapezal Mato Grosso
4 Rio Verde Goiás
5 São Desidério Bahia
6 Nova Ubiratã Mato Grosso
7 Nova Mutum Mato Grosso
8 Jataí Goiás
9 Formosa do Rio Preto Bahia
10 Diamantino Mato Grosso

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado