Petrobras: investimento bilionário na refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco

Refinaria Abreu e Lima - Pernambuco (Foto: Petrobras / Divulgação)
Refinaria Abreu e Lima - Pernambuco (Foto: Petrobras / Divulgação)

A Petrobras anunciou investimento na expansão da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, com impacto na produção de diesel S10. O investimento faz parte do Plano Estratégico 2024-28 e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, abrangendo um plano de negócios de US$ 17 bilhões para refino, transporte e comercialização.

Conhecido como “Trem 2”, o projeto de expansão está em fase de contratação, e as obras devem começar no segundo semestre deste ano. A conclusão da obra está prevista para 2028. Após a finalização, a refinaria será capaz de processar até 260 mil barris de petróleo por dia.

Além disso, está previsto para este ano o início das obras de ampliação das instalações existentes, conhecidas como “Trem 1 (Revamp)”, com previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2025. Portanto, permitirá um aumento na capacidade de carga, melhorias no escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal.

Expansão:

O projeto de expansão prevê a construção da primeira unidade SNOX do refino brasileiro, transformando óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto comercializável. Portanto, as obras dessa unidade já estão em andamento, e ela está programada para entrar em operação em 2024.

Aumento no mercado de trabalho:

A ampliação de Abreu e Lima, além de trazer vantagens para a indústria petrolífera, representa uma fonte substancial de oportunidades de trabalho. Afinal, a estimativa é de 30 mil empregos diretos e indiretos a serem criados.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado