Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Azeite de oliva mais caro: quais os impactos no mercado brasileiro

Azeite de Oliva - Foto: Pexels
Azeite de Oliva - Foto: Pexels

A safra de azeitonas na Europa em 2023 enfrentou uma crise que afetou a oferta global de azeite e o consumo no Brasil, um grande importador. Os consumidores brasileiros notam a escassez nas compras. Em janeiro, o azeite representava 4,2% das compras no país; em dezembro, caiu para 2,9%, conforme a consultoria Horus Inteligência de Mercado. No ano, o preço do azeite subiu de 35% a 41%, dependendo do tamanho da garrafa, de acordo com a Horus.

Portanto, com o azeite mais caro, consumidores escolhem garrafas de 250 ml, embora menos vantajosas em custo-benefício em relação às de 1 litro. Em 2023, garrafas de 1 litro subiram 41,5%, enquanto as de 250 ml aumentaram 35,2%. O azeite contribuiu para a inflação em 2023, apesar de ter impacto relativamente baixo. No ano, o preço subiu 37,1%, comparado ao IPCA de 4,62%.

Ranking mundial no consumo:

O aumento dos preços do azeite está relacionado às frequentes quebras de safra na Europa, que representa dois terços da produção global e tem o Brasil como o segundo maior mercado, após os Estados Unidos. A seca em países fornecedores importantes, como Espanha, Portugal e Grécia, causou uma queda de 38,7% na produção de azeite da União Europeia na safra 2022/23 (encerrada em outubro).

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção ficou abaixo de 1,4 milhão de toneladas. Portanto, é o menor volume já registrado pelo órgão. Portanto, a oferta global de azeite deverá cair aproximadamente 20%, chegando a 2,7 milhões de toneladas, conforme o Conselho Oleícola Internacional (COI).

Notícia positiva:

Afinal, apesar dos preços elevados, os consumidores não abandonaram o produto. Embora comprem azeite com menos frequência, a média de compra permaneceu quase a mesma ao longo do ano, com os consumidores adquirindo, em média, 1,2 garrafas por compra.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado