A Shein, varejista de moda on-line da China, encerrou o ano de 2023 com um faturamento de R$ 10 bilhões, um crescimento de 42,8% em comparação com o ano anterior, quando a receita alcançou R$ 7 bilhões. O relatório divulgado pelo banco BTG Pactual reforça a proximidade da Shein em relação ao maior faturamento do setor no Brasil, alcançado pela Renner, que atingiu a marca de R$ 11,7 bilhões.
No ranking das empresas de moda em bilhões:
Classificação | Empresa | Faturamento 2022 | Faturamento 2023 | Variação (%) |
---|---|---|---|---|
1 | Renner | 11,6 | 11,7 | 0,9 |
2 | Shein | 7,0 | 10,0 | 42,8 |
3 | Grupo SBF | 6,3 | 7,0 | 11,1 |
4 | C&A | 6,2 | 6,6 | 6,4 |
5 | Grupo Soma | 4,9 | 5,3 | 8,2 |
6 | Arezzo | 4,2 | 4,9 | 16,6 |
7 | Vulcabras | 2,5 | 2,8 | 12,0 |
8 | Vivara | 1,8 | 2,2 | 22,2 |
9 | Track&Field | 0,6 | 0,7 | 16,6 |
O BTG Pactual atribui o sucesso da Shein a diversas vantagens competitivas, incluindo:
Velocidade de Lançamento de Mercado:
A empresa adota a fabricação sob demanda para manter um fluxo constante de produtos de moda em pequenas quantidades, aproveitando uma rede hiperlocalizada de fornecedores.
Presença nas Redes Sociais:
A Shein tornou-se uma marca de referência para a Geração Z, que engaja em plataformas de mídia social, como o TikTok.
Preços Competitivos:
A Shein explora brechas fiscais para oferecer preços mais competitivos em comparação com as varejistas brasileiras.
De acordo com o relatório, a Shein oferece produtos com preços mais acessíveis do que as varejistas brasileiras. É 28% mais barata do que a Renner, 31% mais econômica em comparação com a Riachuelo e 33% mais acessível em relação à C&A. A análise de preços foi feita com uma seleção padrão de 8 produtos.
Entretanto, o relatório adverte que os preços praticados pela Shein podem sofrer um aumento devido ao aumento da tributação planejado pelo governo brasileiro. A discussão em torno da taxação de compras realizadas em e-commerce de empresas internacionais, como Shein, Shopee e AliExpress, encontra-se atualmente em um impasse.
“Isto deve significar que Shein competirá nas mesmas – ou pelo menos mais próximas – condições que produtores ou varejistas locais.” afirma o relatório. Afinal, o aumento nos preços pode representar um desafio para a expansão contínua da empresa chinesa no país.