Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Maior vazamento de dados no Brasil

vazamento de dados
(Foto: Sora Shimazaki/Pexels).

Com o vazamento de 12 terabytes de informações, equivalente a 78 milhões de páginas de documentos em PDF, o mundo digital enfrenta um desafio sem precedentes. Esse vazamento, conhecido como “mãe de todos os vazamentos” (MOAB na sigla em ingês), reúne bilhões de dados de usuários da internet ao redor do globo, incluindo informações de organizações governamentais brasileiras.

O MOAB representa um acúmulo de 26 bilhões de registros em 3.800 pastas. Cada pasta corresponde a uma violação de dados anterior, sugerindo a presença de informações inéditas e potencialmente perigosas. Entre os dados expostos estão e-mails, senhas, números de telefone, nomes de usuários, endereços residenciais, números de cartões e documentos pessoais. Ainda mais, o perigo reside na vulnerabilidade das senhas repetidas. Já que usuários que não atualizaram suas senhas podem ser alvos fáceis para agentes mal-intencionados.

A descoberta do MOAB é atribuída a Bob Dyachenko, um pesquisador ucraniano especializado em segurança cibernética e fundador da Security Discovery, juntamente com a colaboração da equipe do site CyberNews.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Plataformas e organizações afetadas

Aliás, essas informações estavam disponíveis publicamente no Elasticsearch, um sistema de busca baseado em banco de dados distribuído.

Só para ilustrar a dimensão do vazamento de dados, confira a lista dos sites com maiores vazamento de dados no Brasil:

  1. Tencent – 1,5 bilhão
  2. Weibo – 504 milhões
  3. MySpace – 360 milhões
  4. X (antes Twitter) – 281 milhões
  5. Wattpad – 271 milhões
  6. NetEase – 261 milhões
  7. Deezer – 258 milhões
  8. LinkedIn – 251 milhões
  9. AdultFriendFinder – 220 milhões
  10. Zynga – 217 milhões
  11. Luxottica – 206 milhões
  12. Evite – 179 milhões
  13. Zing – 164 milhões
  14. Adobe – 153 milhões
  15. MyFitnessPal – 151 milhões
  16. Canva – 143 milhões
  17. JD.com – 142 milhões
  18. Badoo – 127 milhões

Um aspecto alarmante é a quantidade de contas de grandes plataformas sociais afetadas. Por exemplo, só do LinkedIn são 251 milhões e do Twitter, 281 milhões. Além disso, o risco se estende a organizações governamentais e grandes empresas, como a Universidade de São Paulo (USP), SPTrans e Petrobras.

Como checar se tive dados vazados?

Para verificar se seus dados foram comprometidos, o site CyberNews oferece uma ferramenta de consulta. Além disso, o Have I Been Pwned? permite verificar a segurança de e-mails de usuários.

Caso você esteja na lista de pessoas com dados divulgados, pode seguir as dicas do pesquisador Bob Diachenko, que descobriu o vazamento de dados no Brasil. Ele fala que é necessário atualizar as senhas, além de usar senhas diferentes nos sites e aplicativos e ativar a Autenticação Multifatorial (MFA).

Em resumo, em um mundo cada vez mais conectado, o MOAB serve como um lembrete severo da importância da segurança cibernética e da proteção de dados pessoais.

Confira também:

Vazamento de dados na Serasa: MPF exige indenizações

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado