Portugal se destaca como o destino mais popular entre os brasileiros que desejam trabalhar fora do país, segundo a pesquisa “Decodificando o Talento Global 2024” realizada pela Boston Consulting Group (BCG). Este estudo aponta que além de Portugal, Estados Unidos, Canadá e Austrália estão entre os dez principais países escolhidos.
Durante a pandemia, a Itália ganhou notoriedade entre os brasileiros e atualmente ocupa a quinta posição entre os países mais desejados para trabalho. Segundo Santino Lacanna, sócio e líder da prática de pessoas e organização no BCG, a facilidade linguística e a identificação cultural são decisivas na escolha dos destinos. “A língua é um fator determinante, e por isso Portugal está no topo, seguido por países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá e Austrália, e em seguida o Reino Unido”, afirmou Lacanna em entrevista ao O Globo.
Os países preferidos pelos brasileiros para trabalhar em 2023
1 – Portugal
2 – Estados Unidos
3 – Canadá
4 – Austrália
5 – Itália
6 – França
7 – Espanha
8 – Alemanha
9 – Argentina
10 – Reino Unido
A pesquisa foi conduzida no ano passado e contou com a participação de 5.539 profissionais brasileiros, a maioria com idades entre 20 e 45 anos. Entre os participantes, 53% eram mulheres e 46% estavam desempregados no momento da pesquisa.
A Austrália também é destacada por Lacanna como um destino atraente devido à sua situação econômica favorável, políticas ativas de recrutamento e alta qualidade de vida. “A Austrália se destaca não apenas pelo idioma, mas também pelo momento econômico que oferece e pelas políticas voltadas para a qualidade de vida”, explicou.
Alterações no interesse após a Pandemia
O estudo revela que houve um aumento no interesse dos brasileiros em trabalhar no exterior durante a pandemia. Em 2018, 33% dos entrevistados expressaram interesse em buscar oportunidades fora do Brasil. Em 2020, este número subiu para 70%, refletindo as incertezas econômicas e políticas do período. No entanto, em 2023, esse interesse caiu para 16%.
Os campos de trabalho que mais atraem os brasileiros no exterior são relacionados à conservação do meio ambiente, sustentabilidade, ciência de dados, inteligência artificial e engenharia. Além disso, os benefícios mais valorizados pelos trabalhadores em potencial incluem auxílio-moradia, assistência com visto e apoio na realocação.