A Virgin Galactic planeja lançar o Galactic 06 nesta sexta-feira (26/01), o lançamento será às 14h (horário de Brasília). Este será o sexto voo espacial comercial da empresa e contará com a participação de uma mulher ucraniana, a primeira da nacionalidade a ir ao espaço. A passageira ucraniana que não teve o nome divulgado, mora em Nevada, nos EUA. Além da primeira mulher ucraniana a ir ao espaço, a tripulação do voo inclui cinco pessoas de diferentes países.
A tripulação é composta por um austríaco e estadunidenses do Texas e da Califórnia. Estes astronautas decolarão do Spaceport America, no Novo México, às 14h (horário de Brasília). A Virgin Galactic, até o momento, não confirmou se haverá transmissão ao vivo do evento. No entanto, a empresa provavelmente postará atualizações no X (antigo Twitter), seguindo o procedimento de missões anteriores.
A empresa manteve a identidade dos passageiros em segredo até o último momento, revelando apenas as nacionalidades. O porta-aviões VMS Eve levará o avião espacial VSS Unity a uma altitude significativa. Após desacoplar, o Unity continuará o voo.
Classifica-se esses voos como suborbitais, pois eles não alcançam a velocidade necessária para entrar na órbita da Terra. A nave sobe até um ponto específico e retorna, permitindo aos passageiros vivenciar brevemente a ausência de gravidade. Há debates sobre se tais voos constituem uma verdadeira experiência espacial, visto que há divergências sobre o limite exato do espaço sideral.
Controvérsias sobre as viagens
Os voos da Virgin Galactic normalmente alcançam aproximadamente 85 km de altitude, levantando a questão se isso constitui uma verdadeira experiência espacial. A incerteza surge devido às diferenças nos dados oficiais sobre o limite que define a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço.
De acordo com a Nasa, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e as Forças Armadas dos EUA, essa fronteira situa-se a 80 km acima da superfície da Terra. Por outro lado, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) estabelece um limite diferente, conhecido como a Linha de Kármán, a 100 km de altitude.
Confira também: