A economia mundial se apoia fundamentalmente na premissa de que navios de todas as nações devem ter permissão para navegar pelos mares abertos, uma regra que tem sido a base do comércio internacional por décadas. No entanto, a navegação está sob ameaça devido a diversas crises de segurança marítima desde o Mar Vermelho até o Mar Negro. Elas levantam preocupações sobre a sustentabilidade da expansão do comércio global que se seguiu à Segunda Guerra Mundial.
Barreiras na navegação segura
Ataques por rebeldes houthi no Mar Vermelho e a invasão da Ucrânia pela Rússia no Mar Negro exemplificam como áreas críticas de navegação estão se tornando zonas de risco. Tais eventos resultaram no aumento das tarifas de frete e reacenderam temores sobre a segurança na navegação em rotas essenciais. No Mar do Sul da China e no Estreito de Taiwan, declarações de soberania por Pequim e tensões crescentes adicionam complexidade ao cenário marítimo global.
Este panorama foi destacado por James Stavridis, ex-almirante da reserva dos EUA e ex-comandante supremo aliado da OTAN, que observou uma competição intensa pelos mares nunca antes vista durante sua carreira. Ele enfatizou a importância do Tratado do Direito do Mar da Nações Unidas na manutenção da ordem marítima internacional.
A história mostra que o conceito de “liberdade dos mares” só se concretizou plenamente após a vitória dos EUA sobre o Japão em 1945. Desde então, a navegação livre tem sido um pilar para o desenvolvimento econômico mundial, permitindo o transporte seguro de mais de 80% das mercadorias globais por navios, segundo dados da ONU. Essa liberdade contribuiu para a prosperidade econômica de nações ao redor do mundo.
No entanto, a cooperação internacional para a segurança nos mares tem diminuído. Exemplos incluem a resposta conjunta da China e dos EUA contra piratas somalis em 2008 e a colaboração pós-Guerra Fria entre a Rússia e forças americanas. Hoje, a possibilidade de uma ação unificada entre grandes potências parece remota, o que coloca em questão a continuidade da navegação livre como uma característica permanente do comércio internacional.
Busca por soluções
Nesse contexto de navegação sob ameaça, países como a França e a Índia têm tomado medidas individuais para proteger seus navios. Enquanto isso, o custo do seguro para navegar em certas regiões disparou, evidenciando o aumento dos riscos. A situação no Mar Vermelho e no Mar Negro tem impactado diretamente o custo e a eficiência do transporte de mercadorias. Isso traz repercussões para a economia global e a segurança alimentar.
A questão central é quem irá garantir a manutenção do comércio livre e seguro nos mares. A ausência de uma coalizão global forte para esta finalidade sugere um futuro incerto para a navegação livre. Com a liberdade de navegação em risco, governos, autoridades marítimas e o setor de seguros buscam soluções para preservar os benefícios do comércio global. Ao mesmo tempo, eles enfrentam os desafios impostos por um ambiente marítimo cada vez mais conturbado.