Pesquisar
Close this search box.

Santander amplia retorno a acionistas com recompra de ações

Santander
(Foto: Santander/Divulgação)

O Santander, segundo maior banco da zona do euro em valor de mercado, anunciou um impulso significativo no retorno a seus acionistas. A instituição financeira lançou um novo programa de recompra de ações, no valor de US$ 1,57 bilhão, e revelou planos para aumentar seus dividendos em cerca de 50%. Esta decisão vem após o banco ter alcançado um lucro líquido recorde.

Com a autorização regulatória já em mãos, o Santander começará a execução da recompra nesta terça-feira. Essa movimentação já teve um impacto positivo nas ações do banco, que viram uma alta de mais de 2% após o anúncio. Antes disso, as ações do banco haviam apresentado uma desvalorização de cerca de 5%.

O banco definiu o preço máximo para a recompra das ações em 4,76 euros. Baseando-se em um preço médio de 3,95 euros por ação, o Santander planeja adquirir até 369,3 milhões de ações, o que representa 2,33% do seu capital.

Além disso, o banco propõe um dividendo final em dinheiro para 2023 de 0,095 euro por ação, pendente de aprovação na assembleia geral anual marcada para 22 de março. Com isso, o total de dividendos em dinheiro por ação para 2023 chegará a 0,176 euro.

Esse aumento nos dividendos segue o lucro líquido recorde da instituição financeira, que foi de 11,08 bilhões de euros em 2023. Ana Botín, presidente executiva do banco Santander, expressou confiança de que o banco alcançará um retorno sobre o patrimônio tangível de 16% em 2024.

Com a implementação destas medidas, o índice de pagamento do Santander, que indica a proporção do lucro distribuído aos acionistas, aumentará de 40% para 50%. O dividendo final será pago em 2 de maio, totalizando mais de 5,5 bilhões de euros em remuneração aos acionistas com base nos resultados de 2023.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado