A pesquisa realizada pelo IBEVAR – FIA Business School sinaliza um período desafiador para o setor varejista no início de 2024. Entre fevereiro e abril, espera-se um recuo de 1,7% nas vendas no conceito restrito e de 3,4% no conceito ampliado, que inclui veículos e material de construção. Essas projeções representam um aprofundamento nas quedas, comparando-se com os números anteriores de janeiro a março, onde as reduções foram de 0,26% e 1,96%, respectivamente.
Segmentos Mais Afetados
Neste cenário, nove dos onze segmentos monitorados apresentam expectativa de queda: tecidos e vestuário (-14,3%), material para escritório (-6,9%), artigos de uso pessoal (-6,1), livros e papelaria (-6,0%), veículos (-4,9%), móveis e eletrodomésticos (-4,2%), artigos farmacêuticos (-1,7%), supermercados (-1,2%) e material de construção (-0,09%). Combustíveis e alimentos, por outro lado, mantêm-se estáveis, sem previsão de crescimento ou recuo.
Análise do Cenário
Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, atribui a queda nas vendas varejistas a múltiplos fatores. A redução da taxa básica pelo Banco Central pouco impactou os juros ao consumidor final. O mercado de trabalho também não oferece suporte, com o saldo do CAGED em queda desde o início de 2023. Além disso, a inadimplência apresenta sinais de aumento, apesar das iniciativas governamentais.
Sobre o IBEVAR e FIA Business School
O IBEVAR, essencial na pesquisa e análise do setor varejista, realiza mais de 40 pesquisas anuais, contribuindo significativamente para o entendimento das tendências de mercado. A FIA Business School, fundada em 1980 por professores da FEA-USP, destaca-se em educação executiva, pesquisa e consultoria, sendo reconhecida globalmente por seus programas de MBA, credenciados pela AMBA e frequentemente listados entre os melhores pela EuropeanCEO e outras publicações internacionais.