Em novembro de 2023, o comércio varejista brasileiro registrou um crescimento marginal de 0,1% em comparação com outubro, na série com ajuste sazonal. Este resultado sucede uma variação negativa de -0,3% em outubro e um aumento de 0,6% em setembro. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Analisando o ano inteiro, o acumulado até novembro alcançou 1,7%, com uma variação nos últimos 12 meses de 1,5%. Este crescimento anual reflete uma tendência de ligeira recuperação no setor varejista.
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O comércio varejista ampliado, que abrange veículos, motos, partes e peças, além de material de construção, mostrou um aumento mais expressivo de 1,3% em novembro. A média móvel trimestral para este segmento foi de 0,4%, com um acumulado anual de 2,6% e um acumulado em 12 meses de 2,3%.
Na divisão por atividades, seis das oito categorias apresentaram resultados positivos em novembro, com destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), seguido por Móveis e eletrodomésticos (4,5%). Em contraste, Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%) registraram quedas.
Comparando com novembro de 2022, o varejo cresceu 2,2%, marcando o sexto mês consecutivo de crescimento. Nesta comparação anual, cinco atividades avançaram, com Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação liderando com 18,1%.
Em termos regionais, o comércio varejista variou 0,1% em novembro, com desempenho positivo em 12 das 27 Unidades da Federação. Espírito Santo (13,3%), Paraíba (1,8%) e Amapá (1,6%) foram os destaques. Por outro lado, Goiás (-4,2%), Rio de Janeiro (-4,1%) e Tocantins (-2,2%) apresentaram as maiores quedas.