Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Conheça a importância de investir na leitura para as crianças

investir na leitura
(Foto: Jr. Panela/Sesc)

Dados alarmantes da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostraram que 48% de brasileiros com mais de 5 anos de idade nunca sequer leram um livro inteiro na vida, o que corresponde a mais de 90 milhões da população brasileira. O mesmo levantamento apontou que, de 2015 a 2019, o país perdeu por volta de 4,6 milhões de indivíduos que se consideram leitores, diante de fatores adversos como a preferência pelo uso da internet e das redes sociais, falta de recursos financeiros e até dificuldades de base educacional com a leitura. Este cenário destaca a necessidade urgente de investir na leitura, especialmente entre as crianças e os jovens, para reverter a tendência de declínio nos hábitos de leitura e enfrentar desafios como a digitalização excessiva e limitações econômicas.

A Infância como fundamento

Introduzir a leitura na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Estudos confirmam que o contato precoce com livros enriquece o vocabulário, melhora habilidades cognitivas e fortalece vínculos emocionais através da leitura compartilhada, além de preparar o terreno para um aprendizado eficaz e contínuo.

investir na leitura
(Foto: Jr Panela/Sesc)

Construção de futuros cidadãos

Além de fomentar o desenvolvimento pessoal, a leitura molda jovens capazes de pensar criticamente e agir com empatia. Essas habilidades são essenciais para participar ativamente de uma sociedade democrática e respeitosa, contribuindo para um ambiente mais harmonioso e colaborativo.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Influência econômica

Investir na leitura desde cedo não apenas forma indivíduos mais qualificados para o mercado de trabalho, mas também reduz a longo prazo os custos governamentais em saúde, assistência social e segurança, evidenciando o impacto econômico positivo da educação literária.

Estratégias para cultivar leitores

A seguir, confira dicas para incentivar a leitura desde a primeira infância:

  • Crie um ambiente de Leitura – Disponibilize livros adequados à idade das crianças em casa e em espaços públicos, como escolas e bibliotecas;
  • Seja um modelo – Demonstre o prazer pela leitura, seja lendo para as crianças ou dedicando um tempo para ler sozinho na presença delas;
  • Estimule a participação ativa – Faça perguntas sobre a história, estimule a imaginação e discuta os temas abordados nos livros;
  • Diversifique os gêneros – Ofereça uma variedade de livros, incluindo contos, poesias, quadrinhos e livros informativos, para atender aos diferentes interesses das crianças;
  • Promova atividades literárias – Organize atividades como contação de histórias, teatro de fantoches e clubes de leitura para envolver as crianças com o mundo da literatura de forma lúdica e interativa.

Celebração da literatura no Sesc

O Sesc Ceará aproveita o Mês do Livro Infantil para lançar uma série de atividades que promovem a literatura entre os jovens. Este evento é uma oportunidade perfeita para engajar as crianças com a leitura através de jogos, contações de histórias e outras atividades lúdicas, reforçando o papel vital da leitura na formação inicial e contínua dos futuros cidadãos do país.

As atividades oferecidas durante a programação estimulam o aprimoramento de competências como expressão oral, criatividade, imaginação e interação social, criando um ambiente propício para o aprendizado e a diversão”, aponta a coordenadora regional de Bibliotecas do Sesc Ceará, Sofia Dantas. Para os interessandos, a programação completa está disponível no site oficial do Sesc Ceará e também nas redes sociais da entidade.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado