Pesquisar
Close this search box.

Confiança do consumidor brasileiro em queda

Confiança do Consumidor Brasileiro em Queda
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O otimismo dos consumidores brasileiros sofreu uma queda em fevereiro. Portanto, atingiu o nível mais baixo em 9 meses, revelou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) divulgado nesta sexta-feira (23) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice registrou uma queda de 1,1 ponto, atingindo 89,7 pontos. O menor desde maio de 2023 (89,5).

Uma redução de 2,3 pontos no Índice de Expectativas (IE), que alcançou 97,9 pontos, impulsionou essa queda consecutiva. O declínio reflete uma forte redução nas expectativas sobre a situação financeira futura das famílias e da economia.

No entanto, houve um leve aumento de 1 ponto no Índice de Situação Atual (ISA), atingindo 78,6 pontos. Anna Carolina Gouveia, economista da FGV Ibre, afirmou que “apesar da gradual redução dos juros e do nível de endividamento, ambos permanecem elevados, exercendo fortes limitações na situação financeira das famílias, o que reflete na percepção pessimista dos consumidores”.

A taxa básica de juros, a Selic, que passou por cinco cortes consecutivos de meio ponto percentual pelo Banco Central, atualmente está em 11,25%. Apesar dos cortes, os analistas consideram essa taxa ainda elevada e restritiva para a economia.

O Banco Central tem sinalizado a continuidade do ritmo de redução da taxa Selic para as próximas reuniões, mas destacou que os juros devem permanecer em um patamar contracionista.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado