Pesquisar
Close this search box.

Banco Central do Brasil é eleito melhor BC do mundo

Governo autoriza BC a negociar com bancos para reaver R$ 18 bilhões
(Foto: Agência Brasil).

O Banco Central do Brasil foi premiado como o melhor banco central do mundo pela revista Central Banking. O reconhecimento foi anunciado nesta terça-feira (12) valorizando a gestão da instituição sob o comando de Roberto Campos Neto. A revista elogiou a autonomia do BC brasileiro, ressaltando seu papel na manutenção da meta de inflação.

“O banco central latino-americano cumpriu o seu mandato de forma exemplar, apesar das pressões externas”, ressaltou a Central Banking. Este prêmio destaca o desempenho positivo do BC do Brasil, especialmente em sua resposta rápida ao elevar os juros para combater a alta inflação pós-pandemia de covid-19, uma ação não tão prontamente adotada por outros países.

 

Campos Neto atribuiu o prêmio à equipe técnica do BC, salientando a importância do trabalho realizado para a estabilidade da moeda e a eficiência do sistema financeiro.

“Após os grandes choques que afetaram a economia global nos últimos anos, o BC atuou de forma proativa. Essa estratégia vem gerando resultados positivos, reduzindo a inflação com menores custos em termos de atividade econômica”, destacou.

 

Além da gestão da inflação, o BC foi reconhecido por sua agenda de inovação financeira, incluindo iniciativas como o Pix, Open Finance, a internacionalização da moeda, e o desenvolvimento do Drex, a moeda digital do Banco Central. Essas iniciativas foram apontadas como fatores-chave para a inclusão financeira de milhões de brasileiros e para a modernização do sistema financeiro.

“Iniciativas como o Pix, o Open Finance, a internacionalização da moeda e o desenvolvimento do Drex, nossa CBDC, promovem a eficiência e a modernização do sistema financeiro. Também adotamos uma agenda de sustentabilidade, alinhada às demandas da sociedade”, completou Campos Neto.

O prêmio do BC do Brasil reflete não apenas a excelência de sua equipe técnica, mas também seu compromisso com a inovação, reforçando seu papel crucial na promoção da estabilidade e do crescimento econômico.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado