Pesquisar
Close this search box.

Ibovespa fecha em alta, impulsionado por ações da Petrobras

Associação de petroleiros entra com ação contra conselheiro da Petrobras
(Foto: Pedro Teixeira/Agência Brasil).

O Ibovespa encerrou o dia com um aumento de 1,22%, chegando a 127.668 pontos, esse crescimento foi impulsionado principalmente pelas ações da Petrobras, que reagiram positivamente ao anúncio de um programa de recompra de ações. Simultaneamente, o dólar viu uma leve queda, sendo cotado a R$ 4,97.

Entre as empresas com melhores desempenhos, destacam-se Petz, Natura e PetroRio, com valorizações de 6,97%, 6,64% e 5,79%, respectivamente. A decisão da Petrobras de iniciar um programa de recompra de ações recebeu elogios do mercado, conforme relatado pelo Itaú BBA, que apontou o movimento como uma estratégia para a petroleira continuar recompensando seus acionistas e manter a flexibilidade de investimento.

 

A Natura, por outro lado, divulgou um prejuízo de R$ 2,6 bilhões no último trimestre de 2023, mas ainda assim, analistas do mercado financeiro mantêm uma visão positiva sobre o futuro da empresa, com recomendações de compra por parte da XP Investimentos, Bradesco BBI e Citibank.

O desempenho da Bolsa de Valores brasileira acompanhou a tendência positiva das bolsas em Nova York, impulsionada por ações de empresas de tecnologia. A valorização do Ibovespa também reflete a recuperação das ações da Petrobras, após uma recente desvalorização.

No cenário econômico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro registrou uma alta de 0,83%, um aumento expressivo em relação a janeiro. A educação se destacou como o setor com maior impacto, com um aumento de 4,98%. Andre Fernandes, da A7 Capital, comentou que o aumento era esperado devido à sazonalidade do setor.

Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI) aumentou 0,4% em fevereiro, uma subida ligeiramente acima das expectativas. Alexsandro Nishimura, economista da Nomos, observou que, apesar disso, não houve grandes mudanças nas expectativas para as decisões futuras do Federal Reserve.

No mercado acionário brasileiro, ações de empresas ligadas à economia doméstica lideraram os ganhos, destacando-se Petz, Arezzo e Natura. A PetroRio também viu suas ações subirem após o anúncio de um novo programa de recompra de ações.

A Petrobras, em particular, experimentou um movimento de recuperação em suas ações, especialmente após a possibilidade de revisão sobre o pagamento de dividendos extraordinários ser discutida pelos ministros da Fazenda e de Minas e Energia, em encontro com o presidente da estatal.

Em contrapartida, empresas com perfil mais defensivo, como a CPFL, tiveram uma leve queda. Fernandes, da A7 Capital, sugere que isso pode ser resultado de uma rotação de portfólio, com investidores migrando para opções mais arriscadas.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado