Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Nova IA vai proteger ciclistas no trânsito, veja como

(Foto: Nubia Navarro/Pexels)

Em uma inovação que promete mudar a forma como os ciclistas interagem com o trânsito, a nova IA vai proteger os ciclistas oferecendo uma camada extra de segurança. Desenvolvida pela empresa Velo AI, a tecnologia utiliza inteligência artificial para monitorar o entorno do ciclista, alertando sobre a aproximação de veículos de maneira mais sofisticada do que os sistemas anteriores.

Segurança avançada com IA

Ao contrário das soluções baseadas em radar, que apenas detectam a aproximação de veículos, a nova proteção inteligente para ciclistas consegue distinguir entre tipos de veículos e avaliar o risco que representam para quem pedala. Esse avanço na tecnologia de segurança com IA é uma resposta direta às necessidades de quem pedala, oferecendo uma proteção inteligente para ciclistas que vai além do simples alerta de proximidade.

Clarke Haynes e Micol Marchetti-Bowick, fundadores da Velo AI, trouxeram sua experiência de projetos de veículos autônomos para criar o Copilot, a nova IA que vai proteger os ciclistas. Esse dispositivo, que combina um sistema de processamento avançado com uma câmera traseira, analisa o tráfego em tempo real e fornece feedback visual e sonoro ao ciclista.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Como funciona a IA

Para treinar a IA, a equipe da Velo AI coletou uma vasta quantidade de dados sobre interações veiculares em diferentes ambientes. Com a ajuda de ciclistas “testadores”, foi possível desenvolver um modelo eficaz que, apesar de leve e de baixo consumo de bateria, oferece análises precisas e alertas de risco por IA em tempo real.

Os alertas do Copilot variam conforme a situação: desde a aproximação de um veículo em velocidade constante até a iminência de ser ultrapassado. Além disso, o dispositivo promove uma interação segura no trânsito ao emitir alertas visuais para os veículos ao redor e comunicar-se com smartphones, aumentando a consciência situacional tanto do ciclista quanto dos motoristas.

(Foto: Reprodução/Valo AI)

Disponibilidade e preço

Pesando apenas 330 gramas e com autonomia de bateria de cinco horas, o dispositivo Copilot representa um avanço para a segurança dos ciclistas e do trânsito em geral. O preço do dispositivo no mercado é de US$ 400, quase R$ 2 mil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado