Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Mini-hortaliças conquistam mercado e paladares
(Foto: Divulgação/Calusne Farms).

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (18) uma falha no sistema que resultou no vazamento de dados de chaves Pix, afetando dados cadastrais de 46 mil usuários da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). Este incidente marca o sexto vazamento desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos em 2020, causando algumas preocupações sobre a segurança de informações sensíveis dos brasileiros.

Apesar da exposição, o BC tranquiliza afirmando que dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram comprometidos. Esta falha se concentrou apenas em informações cadastrais, e, segundo a autoridade monetária, não representa um risco direto às finanças dos clientes afetados.

O compromisso com a transparência motivou o Banco Central a divulgar o ocorrido, mesmo não sendo obrigatório devido ao baixo impacto potencial. Esse gesto reforça a importância da comunicação clara e direta com os usuários, em um esforço para manter a confiança no sistema Pix.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Clientes afetados serão notificados exclusivamente via aplicativo da Phi Pagamentos ou internet banking da instituição, alertando sobre o risco de golpes via chamadas telefônicas, SMS e outros meios.

Casos anteriores 

Este não é um caso isolado na história do Pix. Desde sua criação, já foram registrados outros cinco incidentes de vazamento de dados, incluindo um em agosto de 2021 que afetou mais de 414 mil chaves Pix do Banese. Em todos os casos, as informações expostas foram cadastrais, sem afetar a segurança de senhas ou saldos.

A resposta do Banco Central a esses vazamentos inclui investigações detalhadas e a aplicação de sanções adequadas, variando de multas a suspensões, dependendo da gravidade do incidente. Esse processo enfatiza a seriedade com que o BC trata a segurança do Pix e a proteção de dados dos usuários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado