Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Pix em ascensão e líder de pagamento no Brasil em 2023

PIX
(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Brasil testemunhou um crescimento do Pix como o principal meio de pagamento em 2023, registrando quase 42 bilhões de transações. Assim, é um aumento de 75% em relação ao ano anterior. Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em informações do Banco Central do Brasil e da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), revelou que as transações do Pix superaram as transações combinadas de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC. Portanto, totalizou quase 39,4 bilhões de transações.

Desde o lançamento em novembro de 2020, o Pix conquistou terreno rapidamente. Logo no primeiro mês, ele ultrapassou as transações feitas com outros tipos de pagamentos, superando até mesmo o antigo sistema DOC, descontinuado no dia 29 de fevereiro de 2024. Em janeiro de 2021, o Pix já superava as transações com TED. Então, em março do mesmo ano, ultrapassou os boletos em número de transações.

Ranking

No entanto, embora o Pix tenha se consolidado como o favorito em número de transações, ainda fica atrás da TED quando se trata de valores transacionados. Enquanto o Pix somou R$ 17,2 trilhões, a TED totalizou R$ 40,6 trilhões em 2023, registrando apenas uma pequena queda de 0,2% em comparação com o ano anterior. Mesmo assim, o Pix registrou um avanço de 58%.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destacou a importância do Pix como uma ferramenta para reduzir a dependência do dinheiro em espécie e impulsionar a bancarização no país. Segundo ele, desde o lançamento, o Pix tem se mostrado uma oportunidade valiosa para o Brasil.

Os dados da Febraban também revelaram que o Pix é o meio preferido para pagamentos de menor valor. No entanto, as pessoas ainda optam pela TED para transações maiores, devido ao tempo de liquidação, que pode levar até uma hora.

Após o Pix, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros foram o cartão de crédito, com 17,8 bilhões de transações. O segundo lugar ficou com o cartão de débito, com 16,3 bilhões de transações. O boleto foi responsável por 4,2 bilhões de transações, enquanto a TED contou com 892 milhões de transações.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado