Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Nvidia lança plataforma 6G para pesquisadores

Nvidia
(Foto: Nvidia/Reprodução)

A Nvidia anunciou uma inovação importante com o lançamento de sua plataforma 6G para pesquisadores, marcando um passo largo rumo à “próxima fase da tecnologia sem fio”. Esta plataforma, denominada Nvidia 6G Research Cloud, tem como objetivo facilitar o desenvolvimento acelerado de tecnologias 6G, que prometem conectar trilhões de dispositivos em uma infraestrutura de nuvem expandida.

Pioneirismo na conectividade 6G

A Plataforma 6G da Nvidia não apenas visa aprimorar a conectividade global mas também estabelece o palco para um “mundo hiper-inteligente”. Este futuro é imaginado com veículos autônomos, ambientes inteligentes, experiências imersivas em realidade aumentada, e muito mais, tudo interconectado de maneira fluida e eficiente.

Tecnologia avançada para uma Nova Era

A plataforma inclui componentes como o Aerial Omniverse Digital Twin, o Aerial CUDA-Accelerated RAN e o Sionna Neural Radio Framework. Estas ferramentas são essenciais para simulações precisas de sistemas 6G, redes definidas por software e a integração de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, respectivamente.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Empresas renomadas como Arm, Nokia, e Samsung já estão aproveitando a plataforma Nvidia 6G Research Cloud, refletindo a confiança no potencial revolucionário desta tecnologia. A colaboração entre a Nvidia e estas gigantes da tecnologia promete acelerar a chegada de soluções inovadoras no mercado, beneficiando diversos setores e transformando a maneira de interagir com o mundo digital.

O futuro Hiper-Conectado

A convergência entre 6G e IA, como destacado por Charlie Zang da Samsung Research America, antecipa uma transformação profunda na paisagem tecnológica. “A futura convergência de 6G e IA promete um cenário tecnológico transformador. Isso trará conectividade perfeita e sistemas inteligentes que redefinirão nossas interações com o mundo digital, inaugurando uma era de inovação e conectividade sem precedentes.

Preparando o caminho para 6G e IA

A contribuição de parceiros como Ansys, uma desenvolvedor de programas de simulação e a fabricante de equipamentos e software para testes e medição eletrônicas Keysight, fabricante de equipamentos e software para teste e medição eletrônica; com soluções específicas para o desenvolvimento 6G, destaca o papel vital das simulações e testes no avanço da próxima geração de tecnologia sem fio.

Conhecendo os elementos fundamentais

  • Aerial Omniverse Digital Twin para 6G

Uma aplicação de referência e amostra para desenvolvedores que permite simulações fisicamente precisas de sistemas 6G completos, de uma única torre à escala da cidade. Inclui simuladores de rede de acesso por rádio (RAN) e equipamento de usuário definidos por software, juntamente a propriedades realistas de terreno e objeto. Usando o Aerial Digital Twin da Omniverse, os pesquisadores poderão simular e construir algoritmos de estação base com base em dados específicos do local e treinar modelos em tempo real para melhorar a eficiência de transmissão, segundo a Nvidia.

  • Aerial CUDA-Accelerated RAN

Uma pilha RAN completa e definida por software que oferece flexibilidade significativa para pesquisadores personalizarem, programarem e testarem redes 6G em tempo real, de acordo com a Nvidia.

  • Sionna Neural Radio Framework

Um framework (termo que se refere a estratégias e ações que visam solucionar um tipo de problema) que proporciona integração com frameworks populares, aproveitando as GPUs da Nvidia para gerar e capturar dados e treinar modelos de IA e machine learning em escala. Isso também inclui o Nvidia Sionna, a principal ferramenta de pesquisa de nível de link para simulações sem fio baseadas em IA/ML.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado