Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Previsões do mercado para economia do Brasil em Alta

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O mercado financeiro, pela oitava semana consecutiva, ajustou para cima suas expectativas para o crescimento da economia brasileira. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central em Brasília nesta terça-feira (9), agora se prevê um avanço de 1,9% no Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2024. Esta revisão representa um aumento em relação às semanas anteriores, onde a expectativa estava em 1,89% há uma semana e em 1,78% há quatro semanas.

Estabilidade Futura

Para o período de 2025 a 2027, as previsões do mercado financeiro se mantêm consistentes, esperando um crescimento econômico anual de 2%. Essa estabilidade reflete um consenso nas projeções a longo prazo sobre a capacidade de crescimento do país.

Câmbio e Juros

O relatório também destaca a estabilidade nas expectativas para o câmbio e para a taxa Selic. Há um consenso de que o dólar será negociado a R$ 4,95 ao final do ano, uma previsão que se mantém há três semanas. Para a Selic, espera-se que se mantenha em 9% ao final de 2024, projeção inalterada há 15 semanas.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Para 2025, as expectativas permanecem inalteradas com o dólar previsto a R$ 5, uma constância observada pelas últimas 13 semanas. A Selic para 2025 também se mantém estável em 8,5%, conforme projeções mantidas por 18 semanas.

Inflação em Foco

Quanto à inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as expectativas para 2024 apresentaram uma leve alta de 0,01 ponto percentual em comparação à semana anterior, marcando um índice esperado de 3,76%. Apesar da leve alteração semanal, este valor representa um aumento nas previsões quando comparado a quatro semanas atrás.

Este cenário delineado pelo boletim Focus ilustra um otimismo cauteloso do mercado financeiro quanto ao desempenho econômico do Brasil nos próximos anos, refletindo expectativas de crescimento sólido, estabilidade nas taxas de câmbio e de juros, e uma gestão da inflação dentro dos parâmetros esperados.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado