O Nubank revisou sua estratégia de modelo de trabalho, adotando um formato híbrido onde os funcionários comparecem ao escritório por uma semana a cada três meses. Esta decisão, explicada por Deborah Abi-Saber, Head de Cultura, Liderança e Performance, é uma evolução dos procedimentos anteriores e busca aprimorar a produtividade e a colaboração interna.
Há dois anos, a empresa promoveu o Future of Work Summit, uma iniciativa para preparar seus colaboradores, inclusive a liderança, para as mudanças no ambiente de trabalho. Durante o evento, foram discutidas estratégias para otimizar as reuniões, o uso de espaços e a gestão do tempo. David Vélez, cofundador e CEO global, questionou o novo formato, recebendo de Abi-Saber a resposta de que era necessário inovar na forma de trabalho.
A revisão do modelo de trabalho foi impulsionada após uma análise detalhada dos dados de produtividade e feedback dos colaboradores, que sugeriram um aumento na flexibilidade. “Todos os dados de produtividade e qualidade de atendimento aos clientes melhoraram quando mudamos para o trabalho remoto”, revelou Deborah em entrevista à Bloomberg Línea.
O banco digital, que possui mais de 7.000 funcionários, encontrou nos dados um forte argumento para modificar seu regime de trabalho. Originalmente, a frequência presencial era de uma semana a cada dois meses, mas a nova política reflete um entendimento evoluído sobre as necessidades e preferências dos funcionários.
A mudança foi bem recebida pelos colaboradores, especialmente porque permite melhor planejamento e preparação para os períodos presenciais, anunciados anualmente e confirmados semestralmente. Além disso, há flexibilidade para que os líderes de cada área ajustem a frequência de acordo com as necessidades específicas de suas equipes.
Os dados coletados também mostraram uma melhoria nas relações pessoais e no engajamento dos colaboradores, o que é fundamental para o sucesso contínuo do banco. Deborah acrescentou que as equipes mais novas, como a do Nucoin, a criptomoeda do Nubank, tendem a se beneficiar mais dos encontros presenciais para brainstorming e desenvolvimento de produtos.
O Nubank também adotou um modelo específico para os times de engenharia, que estão totalmente remotos, mas com encontros presenciais planejados a cada seis meses. Esta abordagem segmentada garante que diferentes grupos de colaboradores recebam suporte conforme suas necessidades particulares.
A gestão do Nubank mantém vários rituais para manter o engajamento dos funcionários, incluindo reuniões quinzenais híbridas e premiações trimestrais para destacar os times ou produtos que exemplificam os valores da empresa.
Além disso, a sede do banco na Vila Leopoldina, e outra na rua Capote Valente em São Paulo, são projetadas para fomentar a colaboração, com espaços abertos e poucas paredes, facilitando a interação entre as equipes. Esses locais refletem o compromisso do Nubank com um ambiente de trabalho adaptativo e inovador que alinha a cultura da empresa com suas metas estratégicas.