Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Lesões na coluna: especialista explica como tratar

Lesões na coluna
(Foto: Jr. Panela/Sesc)

As lesões na coluna vertebral, especialmente na região lombar, são uma fonte de dor e incapacidade, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo um estudo publicado no jornal científico The Lancet, espera-se que, até 2050, quase 843 milhões de pessoas sofram com dores na coluna, impactando suas atividades diárias e qualidade de vida.

“A coluna vertebral é uma das regiões mais importantes para o movimento corporal e também uma das partes do corpo humano onde se encontra o maior índice de lesões que levam ao afastamento do trabalho. Isso se dá por ser uma região onde há disco entre as articulações, que têm a função de absorver impactos da coluna, movimentar o tronco e manter a postura, dentre outros”, comenta a fisioterapeuta do Sesc Ceará, Mykelly Bento, expondo por que é de suma importância cuidar da saúde e ter atenção aos movimentos para prevenir problemas dessa natureza.

As principais lesões da coluna, segundo a especialista:

  • Hérnia de disco – Ocorre quando um dos discos intervertebrais se desloca. Quando há esse deslocamento, pode acontecer uma compressão nervosa;
  • Cervicalgia – A cervicalgia é a rigidez e a diminuição de mobilidade na região do pescoço. Normalmente, vem acompanhada de dor e dificuldade de realizar movimentos simples, como olhar para o lado;
  • Ciática – Também conhecida como dor ciática, é uma inflamação ou irritação no nervociático. As causas mais frequentes de dor no nervo ciático envolvem inflamação ou pressão do nervo;
  • Lombalgia – Conhecida como dor na lombar e nas costas. Acontece devido à sobrecarga na região e pode se estender para as pernas e nádegas.

Cuidados com a coluna: prevenção e tratamento

A prevenção de lesões na coluna começa com a educação sobre postura correta e ergonomia, especialmente para aqueles que passam longas horas em posições fixas. Mykelly Bento, enfatiza: “Realizar uma atividade física é a maior prevenção das doenças. O reforço muscular é uma das medidas que ajuda a evitar lesões nessa área tão importante do corpo humano”.

conteúdo patrocinado

O tratamento das dores na coluna geralmente envolve medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar a dor, complementados por fisioterapia manual. Esta última ajuda a diminuir a compressão vertebral, liberar áreas tensionadas e fortalecer a coluna, prevenindo recorrências.

Após a melhoria das dores iniciais, recomenda-se a prática de exercícios de fortalecimento muscular para manter a saúde da coluna a longo prazo. Se sintomas de lesões na coluna surgirem, é preciso consultar um profissional habilitado para obter um diagnóstico correto e tratamento adequado.

Núcleos Sesc Saúde: acesso a cuidados com a coluna

Reconhecendo a importância da saúde preventiva, o Sesc oferece serviços de fisioterapia com profissionais qualificados em seus Núcleos Sesc Saúde, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, disponibilizando tratamentos especializados para a manutenção da saúde da coluna e prevenção de doenças relacionadas.

Informações do Serviço:

  • Núcleo Sesc Saúde – Fortaleza: Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 21h e sábados das 8h às 12h. Tel: (85) 3464-9303 / 9312.
  • Núcleo Sesc Saúde – Juazeiro Do Norte: Rua da Matriz, 277, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 19h. Tel: (88) 3512-3355 / WhatsApp: (88) 99995-2425.
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado