Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Inflação do consumidor (CPI) da Zona do Euro cai para 2,4% em março

inflação ao consumidor
(Foto: Ivan Samkov/Pexels)

A Inflação do consumidor na Zona do Euro apresentou sinais de alívio em março, atingindo uma taxa de 2,4% no mês de março, uma desaceleração em relação aos 2,6% observados em fevereiro. Esta taxa confirmou as expectativas prévias e as estimativas de analistas, consolidando uma tendência de desaceleração da inflação europeia, que, um ano antes, marcava 6,9%. A análise mensal também indicou uma leve desaceleração, com o índice indo para 0,8% em comparação com 0,6% no mês anterior, ainda assim, em linha com as previsões do mercado.

No contexto mais amplo da União Europeia, a inflação anual registrou 2,6% em março, uma redução frente aos 2,8% de fevereiro, marcando uma queda desde a taxa de 8,3% registrada no ano anterior. Notavelmente, os países com as menores taxas anuais incluem a Lituânia (0,4%), Finlândia (0,6%) e Dinamarca (0,8%), enquanto as taxas mais elevadas foram observadas na Romênia (6,7%), Croácia (4,9%) e na Estónia e Áustria (ambas 4,1%).

Ao comparar com o mês anterior, a inflação anual caiu em 13 Estados-membros, manteve-se estável em quatro e subiu em dez, demonstrando uma variabilidade entre as regiões.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Os principais impulsionadores da inflação na área do euro em março foram os serviços, seguidos por produtos alimentares, álcool e tabaco, bens industriais não energéticos e produtos de energia. A desaceleração da inflação sinaliza um possível alívio para os consumidores e um desafio contínuo para os formuladores de políticas que buscam equilibrar crescimento e estabilidade de preços na região.

Inflação do Brasil

O Brasil figura como o 7º país com a maior inflação acumulada em 12 meses no G20, de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados recentemente. Com uma taxa de 3,9%, o país se encontra abaixo de nações como Argentina e Turquia, mas ainda registra um índice considerável. Liderando o ranking está a Argentina, com uma inflação alarmante na casa dos três dígitos, atingindo 287,9%. Em seguida, a Turquia ocupa o segundo lugar, com uma inflação de 68,5%. Enquanto isso, os demais países da lista apresentam índices inflacionários menores, na faixa de um dígito.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado