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Puxada por deliveries, produção de motos atinge recorde

Puxada por deliveries, produção de motos atinge recorde
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil).

A produção de motos no Brasil atingiu 1,57 milhão de unidades no último ano, representando o maior volume em dez anos, de acordo com informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). Este aumento representa um crescimento de 42% em relação a 2019.

Marcos Bento, presidente da Abraciclo, aponta que o crescimento se deve à preferência por opções mais econômicas de transporte e ao aumento de trabalhadores em serviços de entrega. “A moto permite sair da aglomeração no transporte público e oferece mobilidade individual mais econômica”, diz ele.

Os dados de emplacamentos corroboram essa demanda crescente. Em 2023, foram registrados 1,58 milhão de emplacamentos, o número mais alto desde 2012. Além disso, o aumento no número de motoristas habilitados acompanha essa tendência, com um crescimento de 20,8% de 2018 a 2023, alcançando 38,8 milhões, conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

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Atualmente, 27 milhões de motos circulam pelo país, um aumento substancial frente aos 23,3 milhões em fevereiro de 2020, antes da pandemia. O setor de entregas e motoristas de aplicativo contribui para essa expansão. Em 2023, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que havia 1,5 milhão desses profissionais no país.

De acordo com a pesquisa de 2023 realizada pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e pelo Cebrap, nas ruas do país circulavam 385.742 entregadores em motocicletas, além de 1,27 milhão de motoristas de aplicativos entre motos e carros. Destes entregadores, 45% consideram o trabalho como renda adicional.

A empresa 99 informa que a modalidade de viagem em motocicleta está disponível em 3.300 municípios do Brasil. No último ano, o número de corridas nessa modalidade duplicou no Rio de Janeiro, com 59% dos clientes sendo mulheres.

Waldyr Ferreira, CEO da Bajaj no Brasil, destaca a inauguração de uma fábrica em Manaus no fim de maio. “A parceria veio para acelerar a entrada no mercado, aproveitando o parque manufatureiro para focarmos na rede de atendimento. Levaria mais dispêndio de tempo para planejar a construção da fábrica”, explica ao O Globo, completando que pretende chegar a 30 lojas até o final do ano, com foco no Nordeste. A fábrica tem expectativa de produzir 12 mil motos este ano.

A Abraciclo prevê um aumento de 7% na produção de motos para 2024, com a expectativa de alcançar 2 milhões de unidades anuais nos próximos anos. Este otimismo baseia-se no custo-benefício das motocicletas. Um modelo popular pode percorrer aproximadamente 40 km com um litro de gasolina, oferecendo uma opção de transporte mais barata que o transporte público para distâncias similares.

A modalidade de consórcio também se destacou como uma opção atrativa para a compra de motos, principalmente para a população de baixa renda. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), em 2023, quase 697 mil motos foram contempladas por consórcios, representando 44% dos emplacamentos do ano.

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