Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Confira Top 10 de cidades do Ceará com mais carros elétricos

Fortaleza lidera com ampla margem

Carros elétricos no Ceará. (Imagem: CHUTTERSNAP/Unsplash)
Carros elétricos no Ceará. (Imagem: CHUTTERSNAP/Unsplash)

O ano de 2023 foi o melhor da série histórica de comercialização de carros elétricos no Brasil. Todas as regiões do país tiveram crescimento acima de 50% nas vendas de veículos leves eletrificados (PHEV, BEV, HEV). Nesse sentido, o Sudeste liderou o crescimento com um aumento de 101% nos emplacamentos, seguido pelo Nordeste com alta de 91%.

Adoção no Ceará

Além disso, no Ceará, o número de carros eletrificados cresceu 76,6% em 2023. Em todo o Estado, foram contabilizados 4,1 mil veículos eletrificados. Desse total, 624 eram totalmente movidos por eletricidade, e o restante era híbrido.

Com isso, Fortaleza concentra o maior volume de carros eletrificados no Ceará, com 3 mil unidades em 2023, segundo dados da NeoCharge. Respectivamente, Eusébio e Juazeiro do Norte seguem com 237 e 137 unidades.

Publicidade

Carros elétricos no Ceará: Modelos mais vendidos

Ademais, os modelos híbridos da Toyota, como o Corolla (1.025) e o Cross (825), são os mais vendidos no Ceará. Em seguida, vem o Song Plus (265) e o Dolphin (218), ambos da BYD, sendo o último 100% elétrico.

Leia também:

Crescimento no Nordeste

A evolução das vendas de veículos eletrificados no Nordeste foi impulsionada pelo aumento em cidades como Maceió (+192%), Fortaleza (+173%) e Recife (+134%). Além disso, entre os estados, Ceará registrou um crescimento de 113%.

Ranking das cidades no Ceará

De tal modo, veja o ranking das 10 cidades com mais carros eletrificados no Ceará:

  1. Fortaleza – 3.028 unidades
  2. Eusébio – 237 unidades
  3. Juazeiro do Norte – 137 unidades
  4. Sobral – 97 unidades
  5. Maracanaú – 75 unidades
  6. Caucaia – 61 unidades
  7. Crato – 45 unidades
  8. Iguatu – 41 unidades
  9. Aquiraz – 36 unidades
  10. Tianguá – 23 unidades

Vendas no Ceará

Além disso, no Ceará, as vendas de carros elétricos cresceram. A Bahia lidera as vendas no Nordeste, seguida de Pernambuco e Ceará. As marcas mais vendidas no Ceará são Toyota (2.145), BYD (652), Caoachery (246) e Volvo (226).

BYD Carmais

No estado, o Grupo Carmais contribuiu para o sucesso do BYD Dolphin Mini, tornando-o a sexta marca mais vendida no período. De tal modo, considerando que lançaram o modelo no mercado brasileiro há apenas dois meses, em fevereiro, a empresa já conquistou uma posição de prestígio entre os consumidores locais.

Em abril, o BYD Dolphin Mini se destacou como o veículo elétrico mais vendido no Brasil, com 3.143 unidades emplacadas, de acordo com dados preliminares do Renavam. Esse número, portanto, representou um aumento em relação a março, quando o modelo também liderou as vendas de elétricos com 2.469 unidades.

Venda de elétricos na América Latina

Além disso, o ano de 2024 promete ser um marco para o setor internacional de veículos elétricos (VE). Um relatório recente da Agência Internacional de Energia (IEA) prevê a venda de 17 milhões de carros elétricos e híbridos globalmente, um aumento de 20% em relação a 2023. Nesse contexto, dados da YouGov Global Profiles indicam que a América Latina será um mercado importante para esse crescimento.

Desse modo, na Argentina, a Toyota liderou o crescimento na pontuação de Consideração entre os consumidores que veem os veículos elétricos como o futuro da indústria, com um aumento de 2,1 pontos neste ano. Suzuki e BMW também registraram aumentos significativos. No Brasil, a Fiat foi a montadora que mais melhorou na Consideração entre 1º de janeiro e 25 de abril, com um aumento de 4,3 pontos, seguida pela Volkswagen, que teve um crescimento de 2,7 pontos e uma pontuação líquida ligeiramente superior à da Fiat.

Leia também:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado