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123milhas cria site, mas clientes ainda aguardam créditos

123milhas cria site para credores após recuperação judicial, mas consumidores ainda aguardam acesso aos créditos.
Propaganda da empresa 123 Milhas, no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek. Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Propaganda da empresa 123 Milhas, no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek. Foto: Juca Varella/Agência Brasil

A crise da 123milhas teve início em 18 de agosto de 2023, quando a empresa suspendeu a emissão de passagens e pacotes da linha Promo, que oferecia preços mais baixos por não ter datas definidas de ida e volta. Sendo assim, a companhia propôs ressarcir os clientes por meio de vouchers.

Em 25 de agosto, o juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 3ª Vara Empresarial da Capital do Rio, determinou, a pedido do Procon-RJ, que a empresa apresentasse garantias para o ressarcimento dos consumidores lesados. Caso contrário, os bens e o patrimônio da empresa seriam bloqueados.

A recuperação judicial da 123milhas foi protocolada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 29 de agosto. A empresa, fundada em 2016 pelos irmãos Ramiro e Augusto Madureira, solicitou o processo para assegurar o cumprimento dos compromissos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores. No dia 31 de agosto, o pedido foi aceito pela 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. Assim, suspendendo por 180 dias ações de credores e consumidores após a interrupção dos serviços.

Criação do site e processo judicial

Para reunir dados de consumidores com valores a receber, a 123milhas criou um site a pedido da Justiça de Minas Gerais. Em nota, a empresa explicou que estabeleceu o site rj123milhas.com.br para informar os credores sobre as classificações e créditos atribuídos, como parte da recuperação judicial.

A empresa informou que ainda não há prazo para que os credores verifiquem os créditos. “Após a publicação do link no Diário Oficial, os credores terão 15 dias para checar os créditos e enviar informações sobre divergências e habilitações”, diz o comunicado.

A 123milhas também esclareceu que, após a autorização judicial para a publicação do edital contendo o link, a administração judicial iniciará a fase de recebimento de informações sobre divergências e habilitações de credores que não encontrem os próprios nomes e créditos na lista.

Em setembro, a recuperação judicial da 123milhas foi suspensa e retomada em dezembro. Em janeiro de 2024, a juíza Cláudia Helena Barbosa, da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, suspendeu novamente a recuperação judicial até a nomeação de novos administradores. No entanto, a Justiça requisitou que a empresa detalhe as condições das subsidiárias Lance Hotéis e MaxMilhas, incluídas na recuperação judicial em outubro.

A 123milhas aguarda a autorização judicial para publicar a lista de credores. A juíza do caso deve marcar uma audiência com a administração judicial, o Ministério Público e o grupo 123milhas. Sendo assim, o objetivo da audiência é garantir a continuidade do processo de recuperação.

Em um comunicado, o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, destacou a importância da decisão para a segurança dos consumidores. “Foi uma decisão importante, uma vitória para os consumidores. Orientamos que consumidores lesados registrem reclamações no Procon-RJ“, afirmou.

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