A Telefônica Brasil, dona da Vivo (VIVT3), está prestes a obter uma licença para operar com serviços financeiros junto ao Banco Central (BC), conforme afirmou recentemente o presidente-executivo da companhia, Christian Gebara.
O processo que está em trâmite na autarquia é para obter uma licença de operação como sociedade de crédito direto (SCD) junto ao BC. A autorização irá permitir que a companhia reduza custos e ofereça diretamente serviços financeiros aos seus clientes, sem depender de terceiros.
Expansão para Serviços Financeiros
Atualmente, a Telefônica Brasil aluga uma permissão para oferta de produtos de crédito na modalidade “bank as a service”. A estratégia da empresa é avançar no setor financeiro, alinhada com a tendência crescente de empresas de telecomunicações diversificarem suas ofertas para incluir serviços financeiros digitais. Utilizando sua vasta base de clientes e infraestrutura tecnológica, a Telefônica pretende oferecer serviços financeiros mais acessíveis aos seus usuários para promover maior inclusão financeira no país.
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Resultados Financeiros 2T24
No segundo trimestre de 2024, a Telefônica Brasil reportou um lucro líquido de R$ 1,2 bilhão, um aumento de 8,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Ebitda ajustado da companhia foi de R$ 5,5 bilhões, com um crescimento de 7,3% em comparação ao 2T23, mantendo uma margem Ebitda estável de 39,9%. A receita operacional líquida aumentou 7,4%, totalizando R$ 13,679 bilhões, impulsionada principalmente pelo segmento móvel, que avançou 8,8%.
Estratégia Conservadora de Investimentos
A empresa tem adotado uma abordagem conservadora em seus investimentos. A relação de investimentos sobre receita foi reduzida de 15,9% no primeiro semestre de 2023. Na primeira metade deste ano, a relação de investimentos sobre receita caiu para 15,5%. Essa estratégia visa garantir uma gestão financeira sólida e focada no crescimento sustentável.
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Potencial do Mercado Financeiro Digital
A entrada da Telefônica Brasil no setor financeiro reflete um movimento de diversificação e busca por novas fontes de receita. A empresa pretende aproveitar o potencial do mercado financeiro digital para fornecer serviços financeiros personalizados. A entrada de grandes empresas de telecomunicações no setor financeiro pode ser uma tendência que poderá intensificar a concorrência.