Publicidade

Receita Federal libera consulta ao 4º lote de restituição do IRPF 2024

Contribuintes podem consultar restituição do IRPF 2024 e receber no dia 30.

Receita Federal - Imposto de Renda
(Imagem: Juca Varella/Agência Brasil)
Receita Federal - Imposto de Renda
(Imagem: Juca Varella/Agência Brasil)

A Receita Federal disponibilizou, nesta sexta-feira (23), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. A partir das 10h, os contribuintes poderão verificar se estão entre os 5.347.441 contemplados, que receberão um total de R$ 6,8 bilhões no dia 30 de agosto.

Para verificar a liberação da restituição, acesse o site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, e selecione “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para dispositivos móveis.

Prioridades no pagamento

Do valor total liberado, R$ 469,1 milhões serão destinados a grupos prioritários. Isso inclui 15.077 idosos com mais de 80 anos, 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.168 pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves, e 27.372 professores, cuja principal renda provém do magistério.

Além desses, 261.019 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber via Pix também estão incluídos neste lote. Outros 4.904.908 contribuintes, que não possuem prioridade, foram contemplados. O lote também inclui 47.238 restituições de contribuintes do Rio Grande do Sul, priorizados devido ao estado de calamidade na região.

O que fazer se sua restituição não foi liberada?

Se sua restituição não foi liberada neste lote, você pode consultar o extrato da sua declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Caso haja alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de pagamento.

Como acessar sua restituição

A Receita Federal efetua o pagamento da restituição diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração, ou via chave Pix. Se houver algum problema, como conta desativada ou erro nos dados bancários, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até 1 ano. Nessa situação, o contribuinte pode reagendar o crédito através do Portal BB ou da Central de Relacionamento BB.

Verifique a liberação da restituição acessando o site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, e selecione “Consultar a Restituição”. Você também pode consultar pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para dispositivos móveis.